A segunda dose de reforço da vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com 40 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, segundo a nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (20). Conforme o documento, o reforço deve ser aplicado com o intervalo mínimo de 4 meses da primeira dose de reforço, utilizando as vacinas Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
OUTRA RECOMENDAÇÃO – JANSSEN
Conforme o Ministério da Saúde, quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação do Governo Federal era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação (esquema primário).
Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Confira, abaixo, como fica o esquema vacinal contra a Covid-19:
Esquema primário:
Duas doses (AstraZenca, Pfizer ou Coronavac) para pessoas com 5 anos ou mais, com imunizante recomendado para cada grupo.
Dose única: Janssen disponível para pessoas com 18 anos ou mais.
1ª dose de reforço:
Disponível para população com 12 anos ou mais, 4 meses após a última dose do esquema vacinal primário.
Para população que recebeu imunizante Janssen no esquema primário (dose única), o intervalo mínimo é de 2 meses.
2ª dose de reforço: disponível para população com 40 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes e puérperas, com intervalo mínimo de 4 meses após aplicação da primeira dose de reforço.
Liberado também para pessoas de 18 anos ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única). O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de 4 meses a partir do primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisarão de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo.
VACINAÇÃO EM SINOP
Até ontem (20), conforme o sistema LocalizaSUS do Ministério da Saúde, 266,3 mil doses de imunizantes contra Covid-19 foram aplicadas em Sinop. Deste total, 123,2 mil em primeira dose e outros 107 mil em segunda ou dose única, fechando o esquema primário de imunização. Houve ainda a aplicação de 32,2 mil doses como primeiro reforço e, 2,7 mil como segundo reforço.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn