Agosto tem uma data que sempre oportuniza aos lojistas um mês de boas vendas e promoções aos clientes. Ela é a quarta melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, e Dia dos Namorados.
A tendência é que nas duas semanas que antecedem a data, a busca por presentes seja maior. Alguns consultores de varejo apontam algumas estratégias para que os lojistas possam atrair “os vários filhos, netos, sobrinhos” que estarão à procura de presentes.
A primeira dica é caprichar no visual da loja. Datas comemorativas pedem vitrines temáticas. Portanto, devem ser personalizadas com criatividade. Para o pequeno lojista, que não pode contratar um vitrinista, a opção é pesquisar referências na internet e adaptar para a realidade do seu negócio. Cores como verde, azul e violeta são as mais utilizadas em ações voltadas para o segmento masculino.
Também é importante avaliar a disposição dos móveis, araras e provadores. Se possível, melhore a circulação dos clientes no estabelecimento, valorizando os produtos que estão em oferta.
Outro recurso eficiente para convencer o consumidor a comprar mais itens é montar combos com preços promocionais, principalmente para quem não consegue escolher um produto entre vários.
Para os filhos indecisos, seja pela falta de tempo para escolher o presente, pela pouca proximidade com os gostos do pai ou que deixam para comprar na última hora, uma boa opção é recorrer ao vale presente.
Essa também é uma oportunidade para conquistar o cliente quando ele for resgatar o produto.
Reforçar o atendimento nesta semana que antecede o Dia dos Pais também é uma forma de beneficiar os clientes e vender mais. Aliás, é importante que os lojistas avaliem o custo e o benefício de abrir um pouco mais cedo ou fechar mais tarde para conseguir receber o público que trabalha durante o horário comercial. Dessa forma, além de focar no atendimento aos finais de semana, consegue atrair uma parcela de clientes que prefere comprar nos dias de semana, que geralmente são mais tranquilos, e com menos movimento no comércio. E por falar em atendimento, brindes e sorteios são mimos que funcionam como algo a mais na fidelização do cliente.
Por fim, as lojas devem aparecer nas redes sociais, que vieram para ficar, e não dá para abrir mão dessa poderosa ferramenta de vendas justamente em datas especiais. Então é bom seguir dois caminhos, com posts mais conceituais, ressaltando a importância dos pais, e outros mais comerciais, destacando ofertas, kits e sorteios, por exemplo. O e-mail marketing também é uma opção para a loja chamar a atenção. Agora, é importante pensar em vantagens ou condições exclusivas para quem receber a mensagem.
PESQUISA CISE CDL
A Campanha Sonho de Pai já esta nas ruas e os lojistas sinopenses estão bastante otimistas com as vendas em agosto. O kit com urna, cupons, cartazes e mobiles foram entregas as empresas participantes da campanha.
A pedido da CDL Sinop, o CISE realizou uma pesquisa direta de opinião com o empresariado e consumidores sobre suas percepções em relação a data.
Quanto aos empresários, 60% deles afirmaram que pretendem fazer algum tipo de ação de venda para o período.
Sobre qual a expectativa para as vendas, 61% afirmaram que a expectativa de vendas é igual que a do ano anterior, 72% das empresas afirmaram ter relação direta com a data.
Já os consumidores, foram questionados se pretendem fazer compras para o dia dos pais. 49% disseram que irão fazer e 47% pretendem gastar o mesmo valor do ano passado. 40% informou que fará um gasto médio entre R$ 100 e R$ 200.
Para 34% dos entrevistados os presentes preferidos para o dia dos pais serão os itens de vestuário. A maior parte optará por comprar no comércio local.
Fonte: CDL SINOP
Autor: Julio Tabile Comunicação CDL