A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável plantou mais 426 mudas de 10 espécies na Avenida Bruno Martini. Foram plantados Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Amarelo de Jardim, Pau-Ferro, Resedá, Escova de Garrafa, Samambaia, Pitanga, Tamarindo e Flamboyant Mirim. Todas produzidas no Viveiro Municipal Roque Canelli.
O trecho compreendido é entre a Avenida dos Ingás, na região da Universidade do Estado de Mato Grosso, até a rotatória que dá acesso a Estrada Nanci e Avenida Valter Pereire Leite, onde há ciclovia e pista de caminhada.
“Esse plantio proporciona diversas melhorias, significa mais sombra, até mesmo redução da temperatura e melhora na qualidade do ar em nossa cidade. Vamos avançar nesse trabalho gradualmente e até o mês de março do próximo ano outros pontos serão atendidos”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.
Outros pontos que receberam as mudas são as Avenidas Alexandre Ferronato, Figueiras, a praça do bairro Daury Riva e nas proximidades da praça central na região dos Villas, onde recentemente foi inaugurada a primeira Biblioteca Container de Sinop.
Também são plantadas mudas de Pataca, Alecrim de Campinas, Oiti, Ingá, Jatobá, Falso Pau Brasil, Tarumã, Jambo, Jenipapo, Açaí, Cerejeira, dentre outras.
Limpeza de áreas institucionais
Paralelo ao plantio de mudas, a pasta de Meio Ambiente trabalha na limpeza de áreas verdes e institucionais. Até agora, mais de 70 espaços já foram limpos (Sinop conta com mais de 1,2 mil áreas verdes e institucionais).
Os trabalhos foram iniciados por como Jardim Araguaia, Maria Vindilina, Daury Riva, Maria Carolina, Recando dos Pássaros, Residencial Acácias e outros. Além de deixar a cidade mais bonita, a limpeza tem como objetivo evitar problemas de saúde.
A Prefeitura executa com regularidade a limpeza dessas áreas, mas é importante que a população tenha consciência em não descartar, nesses locais, os lixos domésticos, como sofás, televisores, podas de árvores ou restos de construção e reforma, dentre outros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro