• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 21:34h
24 de Agosto de 2023

Mais de 12 mil alunos do 1º ao 5º de Sinop passam por prova avaliativa

Mais de 12 mil alunos do 1º ao 5º de Sinop passam por prova avaliativa

Como forma de avaliar o aprendizado dos alunos da rede municipal, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura aplicou, nesta semana, uma avaliação processual conhecida como avaliação formativa ou continuada, que é a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades do bimestre. Esse tipo de avaliação é usado a fim de identificar se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo e quais são suas dificuldades. 

A avaliação envolveu componentes curriculares da língua portuguesa e matemática e foram aplicadas devido à instituição da política do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, bem como do Avalia MT, do Governo do Estado de Mato Grosso. "A Secretaria Municipal de Educação observou a necessidade de implantar o sistema de avaliação externa da rede municipal de educação, para todos os alunos do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano. O sistema, é um conjunto de avaliações externas sistêmicas, que permite a realização de um diagnóstico da educação básica do município, e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, portanto configura-se como uma política pública, de monitoramento da qualidade na evolução do trabalho pedagógico docente, e na aprendizagem das crianças". explicou a secretária de Educação, Sandra Donato.

Silvinha Poloniato, que é Coordenadora do Departamento de Currículo e Avaliação, destaca que é necessária a aplicação de avaliações externas, e tem como objetivo principal intervenções pedagógicas assertivas na prática pedagógica dos professores e no aprendizado dos alunos. “Serão aplicadas dentro da normativa, três avaliações anuais, uma que seria a diagnóstica, começo do ano, a processual no meio do ano, e a somativa no final do ano. Ela ressalta que neste ano, excepcionalmente, a primeira  prova foi a avaliação processual. A  próxima avaliação está prevista para Novembro, e será somativa, que permite informar à comunidade envolvida em um contexto escolar, como a aprendizagem está ocorrendo e como os objetivos específicos da escola e da rede de ensino estão sendo desenvolvidos, que é a avaliação para verificar como que os alunos irão concluir o ano que estão frequentando”. 

"Acompanhamos o processo de ensino e aprendizagem, verificando continuamente os avanços e as dificuldades a serem retomadas para que a aprendizagem ocorra de forma significativa disseminando o processo de avaliação adotado pela escola aos pais e estudantes a fim de aumentar o interesse dos alunos pelos estudos bem como construir do um plano de trabalho docente que seja funcional e realmente praticado no dia a dia em sala de aula" concluiu Silvinha.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Vanessa Kienen