• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 15:38h
01 de Fevereiro de 2021

Mais de 1,7 mil pessoas são imunizadas contra Covid 19 em Sinop

Mais de 1,7 mil pessoas são imunizadas contra Covid 19 em Sinop

Dados atualizados pela Coordenadoria de Imunização e Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, até o final da manhã desta segunda-feira (01), 1.779 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes CoronaVac (Sinovac/Butantan) ou  Covishield (AstraZeneca/Oxford) no combate ao novo Coronavírus. Destas, 1.713 correspondem a trabalhadores que atuam nas instituições de saúde pública e privada de Sinop. As demais (66) foram aplicadas em idosos institucionalizados.

O processo de vacinação continuará nos próximos dias ainda atendendo os trabalhadores do segmento (médicos, enfermeiros, técnicos e toda equipe de apoio de clínicas, consultórios, farmácias, laboratórios e outros) conforme definido pelos órgãos de saúde. Os responsáveis por estabelecimentos de saúde podem entrar em contato com a coordenação para o agendamento.  Conforme estimativa do Governo Estadual, cerca de 5,1 mil trabalhadores da área devem ser vacinados no município.

“Estamos fazendo a aplicação conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e reforçado com muita ênfase pelo Estado, para que sejam vacinados todos os profissionais que estão envolvidos na saúde, tanto na pública quanto particular”, reforçou o secretário de Saúde, Valério Gobbato.

O lançamento oficial da vacinação ocorreu no dia 21 de janeiro, na Prefeitura de Sinop, atendendo inicialmente os profissionais da saúde que estavam diretamente na linha de frente ao combate à doença. Conforme orientado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta etapa da campanha também receberam a primeira dose 66 idosos institucionalizados, moradores dos lares Vicentino e Madre Josefina Vannini. 

Os dois imunizantes são de aplicação em duas etapas, no entanto, para o CoronaVac, o intervalo de vacinação é de 14 a 28 dias e, para Covishield (AstraZeneca), de até 12 semanas.  Após as doses aplicadas, os frascos do imunizante são recolhidos pelas equipes e retornam para a Secretaria, que é a responsável pelo devido descarte, seguindo todas as normas exigidas. 

Para evitar "fura filas", todos os vacinados são devidamente identificados e tem uma ficha cadastral preenchida individualmente, incluindo número de CPF e Cartão SUS. Os dados são informados ao sistema do Ministério da Saúde.  Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado são fiscalizadores da ação.

Doses Recebidas
Até o momento, foram enviadas à Secretaria Municipal de Saúde cerca de 3,9 mil doses dos imunizantes. O primeiro repasse ocorreu em 21 de janeiro, com 1.834 doses da vacina CoronaVac. Já no dia 26 do mesmo mês, foram enviados o equivalente a 1.450 doses da Covishield (AstraZeneca/Oxford) e 660 da CoronaVac (Sinovac/Butantan). Os dois imunizantes são de aplicação em duas etapas e, nos dois casos, as doses enviadas correspondem a de primeira aplicação.

O envio dos imunizantes é feito pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado Saúde e, esta, é a responsável pela distribuição para os municípios mato-grossenses. Ainda não há previsão de quando novas doses serão envidas a Sinop.

Idosos acima de 80 anos
Para idosos acima de 80 anos, a vacinação iniciará apenas quando encerrado o grupo composto por trabalhadores da área da saúde. Assim que autorizado pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual, responsáveis pela liberação das doses dos imunizantes, a Secretaria de Saúde de Sinop fará a devida divulgação da estrutura de atendimento destinado a esse grupo.

Recomendações
Apesar de já ter iniciado a vacinação, ainda é importante adotar as medidas de biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Manter o distanciamento social;

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal

Autor: Karoline Kuhn