• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 02:25h
27 de Outubro de 2022

Mais de 400 alunos de programa de alfabetização recebem certificação em Sinop

Mais de 400 alunos de programa de alfabetização recebem certificação em Sinop

A Prefeitura Municipal de Sinop, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com o Governo do Estado, realizou, nessa semana, o encerramento e a entrega de certificados para os alunos, educadores e gestores do programa Mais MT Muxirum de Alfabetização. Durante seis meses, 440 alunos cumpriram a carga horária de 288 horas, formando 33 turmas que foram atendidas em diversos pontos, como: escolas municipais e estaduais, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), paroquias e residências.

 

“Esse programa é muito importante, porque atende aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, dando mais dignidade a elas”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.

 

De acordo com uma das gestora do programa em Sinop, Cristiane Bregolatto, o objetivo do Muxirum é alfabetizar o maior números de pessoas possível. “Sabemos que por razões distintas, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar. Nós entendemos que apesar das dificuldades que essas pessoas passaram, elas estiveram firmes no propósito de aprender a ler e escrever, saindo da ‘escuridão’, e partir de agora, passaram a realizar atividades que para muitos de nós parece simples, mas que não é para quem não sabe ler e escrever, como pegar um ônibus, ir ao banco, ao supermercado, mas, que a partir de agora será feita com mais facilidade”, frisou.

 

O programa, que leva o nome de Muxirum – palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos. O programa é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sinop.

 

Ano passado, o programa formou 300 alunos, que já está em sua terceira edição em Sinop.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Ana Rodrigues