A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, certificou mais de mil jovens na última semana. Os certificados foram entregues pela secretária da pasta, Scheila Pedroso, após a conclusão de um ciclo de palestras preparatórias para o mercado de trabalho.
“Além de oferecer as vagas de emprego, por meio do Sine, é papel da Assistência Social também promover a capacitação para que a população esteja preparada para ocupar essas vagas. Com esses jovens, por exemplo, nós trabalhamos com um debate voltado ao primeiro emprego, ensinando a elaborar um currículo corretamente, técnicas para entrevistas, e orientando em relação à postura no ambiente de trabalho”, explicou Scheila.
A estudante de 15 anos, Kayla Ferrira, contou sua experiência participando da ação. “Foi muito produtivo. Eu aprendi muitas coisas sobre o mercado de trabalho, inclusive já estou entregando meus currículos. Essa ação vai fazer muita diferença no meu futuro, porque muitos jovens não têm esse conhecimento quando vão procurar emprego, e passando por essas palestras a gente consegue ter uma certa ideia sobre como funciona”, contou.
A ação também contou com parceiros da Secretaria, como os servidores do CREAS que levaram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o coordenador do SINE, Denilson, que falou sobre a carteira de trabalho digital, a importância de trabalhar em uma empresa onde você é assegurado nos seu direitos de FGTS/INSS e sobre aposentadoria, e a psicóloga Orientadora Profissional/ Vocacional do Núcleo Adriana Peres, Angela Rech, que falou sobre orientação vocacional. Os jovens também foram orientados em relação a inserção ao mercado de trabalho através da orientação da coordenadora do Programa Jovem Aprendiz, Marina Romão e da Presidente do CMDCA e coordenadora do CIEE, Márcia Veras. O Pastor Guilherme Chateaubriand, também esteve na ação presenteando os jovens com um livro sobre esperança e o empresário Marcos Paulo de Oliveira Silva, que dividiu sua experiência de vida e aproveitou para realizar um recrutamento com 10 desses jovens para ocuparem vagas em sua empresa de tecnologia.
“Nós buscamos sempre contratar por perfil e não somente por conhecimento, e as escolas têm os jovens com os mais diversos perfis. Por isso buscamos esses alunos, porque entendemos a importância de contribuirmos para a criação do perfil de cada um e que nossa ação é um ponto de transformação no futuro deles. As escolas dão o aprendizado e nós como empresa oferecemos as condições de trabalho, preparando esses jovens para o futuro. Esse é o nosso papel aqui!”, destacou Marcos Paulo.
Esse ciclo de palestras faz parte de uma ação coordenada pela pasta do Trabalho, e desenvolvida pelas servidoras Cátia Toresan e Irenilde Silva, que, em breve, darão início a mais um ciclo com um novo grupo de jovens.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Paula dos Santos