Com objetivo de proporcionar mais segurança e melhorar a trafegabilidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano trabalha diariamente nas ações de sinalização viária horizontal e vertical em ruas e avenidas do município. Desde janeiro, a pasta já realizou a instalação de 220 placas de sinalização (de pare, indicativas de velocidade, estacionamento, dentre outras).
“É um dos pedidos do prefeito Roberto Dorner, que a secretaria avance nesse serviço em todas as regiões e consequetemente proporcione um ambiente de trânsito mais seguro para nossa população e com melhor fluidez”, destacou o secretário da pasta, Major Rodrigo Varela.
Outro dado que consta no relatório da pasta, é sobre a sinalização horizontal (aquelas demarcações no asfalto, determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro). Nos dois primeiros meses deste ano, foram executados 7,7 mil metros de pinturas, 198 faixas de pedestre e 24 vagas especiais de estacionamento. Estas ações são realizadas pelo departamento de engenharia da pasta.
“Com nossas ruas sendo bem sinalizadas, a possibilidade de acidentes, por exemplo, é menor. Então a sinalização é importantíssima para o trânsito, pois assim conseguimos orientar os condutores, pedestres e demais usuários, e proporcionamos mais organização”, acrescentou Varela.
Atendimento a indicações do Legislativo
Paralelo a este serviço diário, a Secretaria de Trânsito intensificou o atendimento às indicações da Câmara Municipal de Vereadores. Entre as demandas atendidas, está a do vereador Hedvaldo Costa, que solicitou implantação de sinalização em trecho da rua dos Cajueiros, Setor Comercial, indicando vaga de estacionamento para pessoa com deficiência.
Outro que teve a demanda atendida foi o vereador Mário Sugizaki, que solicitou melhorias na sinalização horizontal na região da Via Nino Giannotte. “Esse trabalho em harmonia com o Legislativo também é necessário, porque o objetivo dos dois poderes é um só, proporcionar mais qualidade para a população”, salientou Varela.
Ainda entre os serviços executados pela Secretaria, estão construção de faixas elevadas, dentre outros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro