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  • 20:50h
24 de Junho de 2024

Mundo digital auxilia na agilidade dos atendimentos do Procon e acende alerta para prática de golpes

Mundo digital auxilia na agilidade dos atendimentos do Procon e acende alerta para prática de golpes

Sabe-se que o chamado mundo "digital" é cada vez mais presente na sociedade atual. Dados, documentos, protocolos... difícil é achar algo que não esteja em meios virtuais hoje em dia. Com base nesta virtualização da sociedade neste momento, Sinop segue com pujante desenvolvimento e não poderia ficar de fora deste importante processo. Esses meios virtuais têm trazido celeridade e flexibilidade a muitas áreas e tarefas, no entanto, ao mesmo tempo, surge a necessidade de se prevenir de possíveis riscos e golpes nos meios virtuais. 

O Procon Sinop, tem oferecido um atendimento de excelente qualidade a população local, bem como das cidades vizinhas. Ao atender demandas e necessidades dos consumidores em geral, os serviços oferecidos gratuitamente têm atingido 85% de resolutividade. Os consumidores de Sinop já possuem acesso processo eletrônico por meio do sistema - "ProConsumidor" podendo usufruir da velocidade e flexibilidade no que se refere na resolução de conflitos oriundos das relações consumeristas.  

Mas afinal de contas, o que são os "PROCESSOS ELETRÔNICOS"?

Quando o consumidor necessita de conciliação, seja com o fornecedor, fabricante de produto ou prestador de serviços; o mesmo comparece ao PROCON, a fim de resolver a demanda. Com isso, espera-se do Procon, celeridade e eficácia para a resolução do problema. Logo, o consumidor se depara com os chamados "processos eletrônicos". Isto possibilita que os processos realizados no órgão, por meio de documentos ou o relato do ocorrido, sejam disponibilizados para a empresa notificada, de forma virtual. Por meio do sistema "ProConsumidor", o Procon Municipal de Sinop, realizou 7.798 atendimentos no ano de 2024 (janeiro a maio), um recorde.

Diante destes números, o Diretor Municipal do PROCON Sinop, Dr. Vilson Barozzi complementa: “Quando as empresas se adaptam a esta nova realidade, que busca a conciliação e resolutividade dos processos, os consumidores agradecem. ” Os processos eletrônicos têm garantido uma maior celeridade para o suprimento da demanda do consumidor. Com um prazo reduzido em dez dias para a resposta da reclamação, os fornecedores também têm sido beneficiados.

Os processos eletrônicos garantem que o fornecedor tenha acesso à documentação necessária para análise da reclamação por meio de anexos no sistema. Reduzindo assim, possíveis custos e esforços que os fornecedores teriam para acessar dados do processo e reclamação. Portanto, o Procon Municipal tem trabalhado de forma incansável, incentivando as empresas a se habilitarem eletronicamente, para proporcionar maior agilidade nos trâmites processuais.

Em relação ao mundo virtual, o PROCON-MT traz algumas orientações e dicas direcionadas ao público idoso:

1. Evite ir a agências bancárias desacompanhado e não peça auxílio a pessoas desconhecidas. Se tiver dúvidas, procure orientação com um funcionário do banco, devidamente uniformizado/identificado;

2. Proteja suas senhas. Para isso, redobre o cuidado ao digitá-las em caixas eletrônicos e máquinas de cartão, para evitar que pessoas mal-intencionadas vejam os números que você está digitando. Nunca guarde senhas junto com os cartões;

3. Proteja suas informações pessoais e dados bancários. Não repasse dados, senhas e/ou selfies por ligação telefônica, mensagens, links suspeitos, nem compartilhe com outras pessoas. O ideal é sempre buscar os sites oficiais das intuições;

4. Nunca forneça códigos - que você receba por SMS, WhatsApp e outros meios - para outras pessoas. Na dúvida, procure a sua instituição bancária e busque informações presencialmente, se possível;

5. Desconfie de mensagens solicitando ajuda e pedindo dinheiro. Entre em contato com a pessoa – por outros canais ou até pelo número que ela usava antes – para confirmar se realmente é ela quem está pedindo auxílio. Não faça transferências/depósitos sem essa confirmação;

6. Se tiver cartão por aproximação, ative a exigência de senha para pagamentos em qualquer valor. Se você não usa essa tecnologia, bloqueie essa forma de pagamento;

7. Ao realizar compras com cartão, antes de digitar a senha, confira o valor e solicite a sua via do comprovante de pagamento;

8. Quando fizer pagamentos via PIX, ao escanear o QR Code, verifique atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação;

9. Essa dica vale também para boletos: sempre verifique os dados antes de confirmar o pagamento;

10. Na hora de inutilizar/descartar um cartão de banco, corte o chip e a tarja preta que fica no verso do cartão. É no chip e na tarja que estão registradas as informações bancárias da pessoa.

Quanto a empréstimos e crédito consignado:

- Antes de contratar um empréstimo, avalie sua situação financeira e faça uma planilha dos gastos mensais (alimentos, remédios, aluguel, energia elétrica, água, gás, internet e outras despesas) para saber se a parcela cabe no orçamento;

- Se realmente precisar contratar um empréstimo, pesquise juros e taxas. De preferência, busque informações nos canais oficiais ou procure presencialmente as instituições financeiras;

- Antes de contratar o empréstimo, informe-se sobre a instituição financeira e consulte o Banco Central para saber se a instituição tem autorização para oferecer empréstimo;

- Também é possível pesquisar avaliações de outros consumidores nos sites: consumidor.gov. br, Reclame Aqui e nas redes sociais para saber se há muitas reclamações sobre o banco; 

- É proibida a contratação por telefone. A autorização para contratação do empréstimo consignado feita pelo idoso deve ser prévia, expressa e por escrito;

- Fique atento: não há necessidade de intermediários para contratar um empréstimo. Em caso de dúvidas, não repasse seus dados pessoais;

- Desconfie de propagandas que prometem empréstimos com “Taxa Zero” ou ofertas muito abaixo do mercado. Guarde o material publicitário - como jornais, revistas, folhetos - com informações sobre o empréstimo, pois o que foi anunciado deve ser cumprido pela instituição financeira;

- Ao assinar um contrato de empréstimo consignado, verifique a taxa de juros, dados da conta, número de parcelas, se há multas e quando elas são cobradas etc. Jamais assine um contrato em branco. Esta não é uma prática adotada por instituições financeiras e pode ser um forte indício de golpe.

- Evite contratar “cartão de crédito consignado”, que é um cartão de crédito em que apenas o valor mínimo da fatura é descontado diretamente do salário líquido ou benefício do INSS, podendo gerar acúmulo de faturas e mais dívidas;

- Não faça empréstimo sem necessidade e jamais empreste seu nome para outras pessoas, pois a responsabilidade pelo pagamento será sempre de quem o contratou.

Fonte: Assessoria da Prefeitura