Na manhã desta quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Sinop sediou a solenidade de apresentação oficial da Associação Saúde em Movimento (ASM), a nova organização social responsável pela gestão de unidades de saúde do município. A ASM assumiu a administração no dia 21 de maio deste ano, com um contrato inicial de 12 meses, renovável por até cinco anos.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Roberto Dorner, diretores da ASM, médicos, enfermeiros e outras autoridades. A presidente da ASM, Ana Cláudia Mendonça, em entrevista, falou que a meta da instituição é “levar saúde pra quem precisa” e criticou a atuação de outras organizações de saúde.
Ana Cláudia Mendonça, presidente da ASM,
“Às vezes essas organizações não têm nem presidente, não têm um líder que tenha uma meta, que não são organizações, são desorganizações. Mas para que isso não aconteça, não venha repercutir negativo, é que nós temos uma ouvidoria, onde o paciente vai ter à disposição, ele mesmo pode reclamar, ele mesmo pode recorrer aos seus direitos, porque se isso acontecer, a associação estaria perdendo sua meta”, afirmou.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop sob nova gestão da Associação Saúde em Movimento (foto: Bom Dia MT)
O prefeito Roberto Dorner disse que observou avanços nos serviços de saúde desde a entrada da ASM. Durante a solenidade, ele elogiu a associação e pediu continuidade de melhorias nos atendimentos. “Publicamente, a gente cobrou melhoras, melhoraram muito do que estavam, e fomos felizes em escolher essa associação, porque fomos ver o currículo deles, estão na Bahia, estão em vários estados, então, não é uma coisa qualquer que está aí.”
Prefeito Roberto Dorner discursa durante a solenidade na Câmara Municipal (foto: Bom Dia MT)
Dorner também falou da escolha da ASM para a gestão das unidades de Saúde. “Nosso pessoal fez essa escolha, não foi eu que escolhi, mas o pessoal técnico da Saúde que fez essa escolha através de pesquisa, através de informação, então a gente conseguiu, graças a Deus, até o momento deu uma melhora muito grande”, afirmou.
O prefeito falou sobre as exigências com a nova OSS. “Às vezes a pessoa chega mal-humorada por questão de qualquer coisa, mas a recepção tem que ser feita por pessoas inteligentes para saber absorver isso e encaminhar imediatamente essas pessoas que chegam ruins na UPA ou na UBS, encaminhar rápido para que a pessoa não fique lá uma hora, duas horas esperando”, finalizou Dorner.
A ASM é responsável pela gestão da UPA 24 Horas e outras 13 unidades de saúde em Sinop.
Fonte: bomdiamt
Autor: André Jablonski foto: Bom Dia MT