A manhã desta terça-feira (17) ficou marcada pelo avanço da realidade estrutural da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. Isso porque a pasta recebeu, das mãos do prefeito Roberto Dorner, novas motocicletas e equipamentos modernos. O investimento para a estruturação, que refletirá principalmente na Guarda Civil Municipal, é de R$ 337.744,30.
“É o que tem de mais moderno, não podemos comprar equipamentos que já estão superados. Tem que ser de ponta para que nossa Guarda tenho um trabalho com mais estrutura e qualidade. São equipamentos de defesa para os nossos guardas, que estão nas ruas. Temos que cuidar bem dos nossos servidores”, destacou Dorner.
Ainda segundo o prefeito, os avanços na secretaria estão acontecendo de forma gradual. “Isso era uma necessidade, a gente sabe que é necessário. Estamos nos adequando cada vez mais, sabemos que ainda precisamos de mais coisas no trânsito, mas estamos avançando. Estamos equipando nossa secretaria, que é muito importante para a cidade”, emendou o prefeito.
Entre os equipamentos adquiridos, estão três motocicletas novas (que serão utilizadas em ações operacionais como blitz e fiscalizações, no bloqueio de vias e outras), pares de joelheiras, pares de cotoveleiras, capacetes, luvas, coturnos, pares de meia, chapéus tático, bonés, camisetas manga longa e curta, gandolas táticas, calças e capas de chuva.
“Muito importante esses investimentos, gostaria de agradecer nosso prefeito Roberto Dorner, que entendeu a necessidade da aquisição. São equipamentos de ponta, utilizados pelas principais forças de segurança do Brasil e do mundo, então isso resultará em melhor qualidade dos serviços prestados à nossa comunidade”, disse o secretário da pasta, Major Rodrigo Varela.
Também foram comprados seis kits spark (armamento não letal - choque), 90 cartuchos de armamento não letal (choque), 40 espargidores de spray de pimenta, 208 presilhas de fixação do cinto ao cinturão, 52 cintos de guarnição e 104 cintas de nylon.
“Essas tecnologias de menor potencial ofensivo são o penúltimo estágio antes do uso da força letal. Esses equipamentos estão previstos em códigos e tratados internacionais de direitos humanos, nas principais leis internacionais que referem-se a direitos humanos. Agora estão à disposição da nossa Guarda para situações de crise”, reforçou.
Para o uso dos novos equipamentos, os agentes estão passando por formação e estarão aptos a utilizá-los a partir da conclusão.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro