A variante Ômicron está disseminando rapidamente e alguns estados e municípios registram caos na saúde.
Sinop vem registrando aumento de casos, agravada com internações pela gripe influenza.
Conforme dados da secretaria municipal de saúde, desde o dia 22 de dezembro do ano passado, o número vem crescendo, obrigando o município a adotar algumas medidas como abertura de UBS 24 horas, suspender férias dos profissionais de saúde para que possam atender a população.
Somente da gripe, foram notificados 1.600 casos de influenza e duas mortes.
A Câmara de Dirigentes Lojistas se engaja e vai desenvolver nova campanha de conscientização junto ao comércio e consumidores, para que voltem a seguir os protocolos de segurança como uso de máscaras, higienização com álcool 70%, e distanciamento.
“Não queremos passar por períodos como no ano passado, com decretos fechando o comércio ou limitando o atendimento. Fica o alerta para nossos associados e os lojistas em geral para que cumpram as medidas”, explicou a gerente executiva da CDL, Vanusa Ires.
Na reunião realizada nesta segunda-feira (17) no gabinete, com entidades, vereadores, secretários e o comitê da Covid, o prefeito Roberto Dorner expôs a preocupação com o avanço dos casos. Salientou que não fará decreto, mas que seguirá medidas adotadas pelo estado.
“A situação é preocupante, nosso sistema de saúde está no limite. Todos precisam ajudar”, disse.
Sinop não irá realizar carnaval e o pedido da gestão é que eventos particulares também deixem de ser realizados. A prefeitura não irá vetar, mas pede que sejam evitados.
Uma campanha desenvolvida pela prefeitura na mídia já está sendo exibida, estimulando a população a se prevenir e procurar as unidades de saúde para vacinar, quem ainda não tomou as doses contra o Coronavírus. A ordem é intensificar a vacinação.
Representaram a CDL no encontro, a gerente Vanusa Ires, o diretor Nelgilney Denardi e da Associação dos Bares e Restaurantes, núcleo da CDL, Ademir Bonato.
Fonte: CDL SINOP
Autor: Julio Tabile/Comunicação CDL