Pacientes inseridos no Cadastro Único e beneficiados pelos programas sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, também serão atendidos pelo projeto Farmácia Solidária. Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possibilita que essas famílias recebam, gratuitamente, medicamentos de baixo, médio e até de alto custo.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, a triagem desses pacientes é feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros. Durante o atendimento, é levantado a situação socioeconômica do paciente, para identificar, através do Cadastro Único, se pertence ao grupo baixa renda.
“O paciente chega até o Cras e faz o seu cadastro, caso não tenha. Se já tiver o cadastro, vamos emitir para ele a folha resumo, identificando que ele está cadastrado, e integra o perfil da assistência social. Após isso ele será direcionado para o atendimento da Farmácia Solidária”, informou ela.
Para facilitar o acesso do paciente ao medicamento, o CRAS disponibilizará um número de telefone para que o mesmo solicite, através de aplicativo de mensagens instantâneas, por onde pode enviar foto da receita do medicamento, a disponibilidade do remédio receitado.
Para retirada do medicamento será exigido a folha resumo do Cadastro Único, documento oficial com foto e a receita médica dentro da validade. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Jardim.
O Projeto
A Farmácia Solidária existe há três anos e é administrado pelo curso de farmácia da UFMT, sob supervisão dos docentes farmacêuticos da unidade acadêmica. O projeto é uma espécie de aproveitamento das sobras de comprimidos e cápsulas de medicamentos que não serão mais utilizados pelos pacientes.
Toda população pode fazer doação de qualquer remédio, nos pontos de coleta disponibilizados nas Farmácias Regionais, Hospital Dois Pinheiros, Hospital e Maternidade Jacarandás, UFMT e UBS Cidade Jardim.
Antes de ser disponibilizado para os pacientes atendidos pelo projeto, os medicamentos passam por uma avaliação profissional para verificação da validade e perfeitas condições de uso dos recebidos. Esse processo é realizado na central que funciona na UBS Cidade Jardim.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa