Cerca de 150 moradores de Sinop, diabéticos, devem ser atendidos entre ontem (10) e hoje (11), gratuitamente, em uma ação especial desenvolvida pelo Hospital da Visão – Instituto Helen Keller, que está com um projeto piloto de conscientização, diagnóstico e tratamento da patologia retinopatia diabética, que é uma das causas da maior cegueira não reversível no mundo.
“Buscamos juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, que nos fossem referenciados 150 pacientes, para que nós pudéssemos fazer um projeto piloto. Esses pacientes estão sendo atendidos aqui de forma gratuita. Todo o diagnóstico que está sendo feito através dos nossos médicos que trabalham conosco e, aqueles que forem identificados com a retinopatia terão também o tratamento bancado pelo Hospital da Visão”, explicou o diretor do Hospital da Visão, Ideraldo Pires da Costa.
Conforme o diretor, a partir dos pacientes atendidos neste projeto piloto, o instituto fará um estudo visando a elaboração de um projeto maior e, deste modo, traçar alternativas de melhor atendimento aos pacientes futuramente. “Com base nessas informações, nós vamos fazer um estudo estatístico em cima dos pacientes cadastrados que o município possui, que gira em torno de quase 7.400 pacientes, para que nós possamos então apresentar um projeto para o nosso prefeito, para que nós possamos, a partir de 2024, encontrar uma forma mais plausível para a gente poder atender a toda essa demanda que o município tem e a gente possa fazer o tratamento dessas pessoas”, detalhou o diretor.
O prefeito Roberto Dorner esteve no hospital, na manhã desta sexta-feira (10), acompanhando o início dos atendimentos. Para o gestor, o projeto piloto que está sendo executado é importante e contribui com a sociedade. “A diabetes é uma doença silenciosa e nada mais justo do que fazer um diagnóstico e preparação das pessoas para o tratamento. Então, eu quero agradecer o Hospital da Visão, que tem feito um trabalho maravilhoso em nossa cidade, de estar desenvolvendo essa ação e colaborando também com a Prefeitura, fazendo esse diagnóstico. Esse é um começo, onde podemos começar a trilhar um futuro, para que nós possamos dar dignidade ao nosso povo aqui de Sinop e região”, finalizou.
MÊS DE COMBATE A DIABETES
O dia 14 de novembro marca o dia mundial da diabetes, uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn