Por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Horta Comunitária desenvolvida no CRAS Menino Jesus começou a dar frutos. Ao todo são 30 famílias da região que são atendidas pelo projeto e, em contrapartida, realizam o plantio e manutenção da horta.
“Esse é um projeto realizado todas as segundas-feiras com o grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Nosso objetivo é estimular hábitos alimentares saudáveis, promover a segurança alimentar, incentivar o trabalho cooperativo e comunitário e agregar conhecimentos técnicos para que a horta seja uma oportunidade de incremento financeiro para as famílias contempladas”, conta a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
A dona Ana Maria Malaquias, atendida pela Assistência Social, é um dos exemplos de que a Horta Comunitária está gerando bons resultados. “Estou tendo uma ótima experiência, estou amando! Os resultados são nítidos! Já estamos usufruindo daquilo que plantamos,e é uma maneira de desestressar e fortalecer os vínculos. A horta veio para somar", conta dona Ana.
No local estão sendo produzidos alface, almeirão, rúcula, couve, rabanete, beterraba, coentro, salsinha e cenoura. A produção é acompanhada por um servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que auxilia o grupo de mulheres e ensina as técnicas adequadas para o cultivo. “Desde o início da gestão do prefeito Roberto Dorner, ele determinou que nós trabalhássemos sempre pensando no bem estar e na qualidade de vida da população, e é isso que nós estamos fazendo! Nós sabemos que as hortas comunitárias trazem para essas pessoas oportunidades para produzirem alimentos orgânicos, além de melhorar a alimentação e comercializar esses produtos”, conclui o secretário Klayton Gonçalves.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Paula dos Santos