• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 12:28h
27 de Novembro de 2023

Paróquia São Camilo inaugura sino restaurado, guardado há 20 anos

Paróquia São Camilo inaugura sino restaurado, guardado há 20 anos

Os moradores do Jardim das Primaveras estão convivendo com um ruído diferente desde o final de semana. O sino da Paróquia São Camilo de Lellis foi inaugurado sábado, numa solenidade com celebração de missa, benção e jantar italiano no salão paroquial.
A comunidade tinha tradição na cidade com o tocar do sino, porém, há 20 anos ele foi desativado, pois a estrutura de madeira que sustentava o sino de ferro, corroeu e, como segurança, ele foi guardado.
Numa iniciativa das Pastorais da igreja, um movimento surgiu para reinstalar o acessório, que foi trazido em 1982, da Alemanha e doado pela família do empresário Rolando Bonfiglio, aos Padre Camilianos, que na época era coordenado pelo padre Ângelo.
“Em meados de 1980 a igreja São Camilo foi pioneira em instalar o sino, por muitos anos ele acompanhou o dia a dia das pessoas, anunciando as missas, batia em determinadas horas do dia, então as pessoas se guiavam por ele. Muitos lembram com emoção o tocar do badalo”, comenta o padre Prim, pároco da Matriz São Camilo.
O sino foi restaurado e recebeu pintura nova, além de uma engrenagem elétrica que faz ele bater. Suspenso numa estrutura de concreto com mais de cinco metros, em forma de cruz, construído ao lado da igreja, na avenida das Palmeiras, ele fica iluminado à noite.
“O sino, para muitos que estão no CAEP (Conselho Administrativo Econômico e Paroquial), da paróquia, representa muito. Nossa união fez com que ele voltasse a bater. Todas as Pastorais tiveram uma participação na idealização da reconstrução, cada um colocou literalmente um tijolinho nesta obra maravilhosa”, disse o presidente, Luís Roberto Paschoal.
De acordo com o padre Prim, o sino será tocado diariamente das 8h da manhã, às 15h e às 18h, na hora da Ave Maria.
Aos finais de semana, no horário das missas, sábado às 19h30, e domingo às 8h e às 19h30.
“Agora ele volta a tocar, mantendo a tradição católica, como um sinal de chamamento do povo, a voz dos anjos anunciando que vai começar a oração, o encontro com Deus na casa do Senhor”, finalizou o padre.

Fonte: Pascom

Autor: Julio Tabile