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31 de Janeiro de 2022

Período de carnaval não deve mobilizar consumidor e empresários se mantém neutro

Período de carnaval não deve mobilizar consumidor e empresários se mantém neutro

O Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat em parceria com a CDL apurou através da pesquisa mensal, como está o ânimo do consumidor e empresários para as movimento de carnaval e a expectativa para o início de 2022.
            A pesquisa contou com uma amostra de 200 entrevistados, um nível de significância estatística de 95,0% e um erro amostral de 5.0%. 
Sobre o carnaval, a pergunta foi se o consumidor irá fazer compras neste período, 85% dos consumidores afirmaram que não, na data comemorativa. Também foi questionado aos entrevistados se eles participarão do Carnaval, apenas 5% afirmou que sim, mostrando um desinteresse pela festa.
83% dos empresários alegaram que o impacto do carnaval sobre as vendas é neutro.
“Cerca de 14% dos comerciantes disseram que irão fazer promoções no carnaval, é um número pequeno. Outro dado é que um de cada dez entrevistados, disse que isso trará algum impacto nas vendas, é um número pequeno. Estamos longe de grandes centros onde o carnaval é muito difundido como o Nordeste por exemplo. Além disso é um mês de se programar financeiramente, para pagar tributos e respirar com retorno de viagem, festas natalinas e outras”, avaliou o economista Feliciano Azuaga.
Já sobre a redução de impostos, cerca de 7% dos consumidores afirmou saber das medidas de redução da carga tributária, 54% responderam que serão afetados diretamente. 
Indagados se concordam com a nova legislação do governo de Mato Grosso, de diminuir a carga tributária principalmente da energia elétrica, cerca de 87% afirmaram concordar com a nova legislação.

Fonte: CDL SINOP

Autor: Julio Tabile/Comunicação CDL