Empresa distribui material informativo em escolas da região e conversa com moradores para alertar sobre os perigos da prática
A Sinop Energia, companhia que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, acaba de lançar a Campanha Anual de Prevenção e Combate a Incêndios. A iniciativa acontece paralelamente ao período proibitivo de queimadas decretado pelo Governo de Mato Grosso, que vai de 1º de julho a 30 de novembro no estado. O objetivo da empresa é conscientizar e orientar a população sobre as medidas preventivas de incêndio, bem como incentivar a preservação ambiental.
A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Sindicato Rural de Sinop, consiste em visitas a escolas dos Ensinos Fundamental e Médio para distribuição de materiais informativos, além da instalação de outdoors com mensagens de conscientização e a distribuição de panfletos pela cidade, convidando a população de Sinop e cidades próximas a cuidar da fauna e flora locais.
“A parceria com a Sinop Energia todos esses anos é fundamental para reforçar e ampliar a conscientização da população rural, e principalmente contribuir com as ações de monitoramento de focos de incêndio e os cuidados para evitar os prejuízos que o fogo pode causar, como a construção de aceiros em locais de interesse (limites das propriedades e áreas de reserva, ao redor de construções, entre outros). Essas ações nos ajudam muito no combate ao fogo”, destacou Capitão BM Brito, do Corpo de Bombeiros de Sinop.
Os aceiros são faixas desprovidas de vegetação, geralmente criadas deliberadamente para servir como barreira de segurança contra incêndios florestais ou para delimitar áreas agrícolas. Essas faixas funcionam como uma defesa contra os incêndios e podem ser naturais, como cursos d’água e áreas naturais sem vegetação ou artificiais quando é construída pelo homem.
Coordenador de Meio Ambiente da Sinop Energia, Denitz Auler ressalta a relevância da iniciativa em mais um ano de contribuição da companhia para conscientização da população durante o período do manejo do fogo. “Como uma empresa influente nas áreas onde atua, a Sinop Energia sabe da importância de levar informação de qualidade à comunidade local. A consciência ambiental é um trabalho coletivo e fundamental para garantir a preservação do mundo em que vivemos”, destacou o coordenador.
Monitoramento via satélite
Como a UHE Sinop está localizada em área rural e com vasta vegetação, o local merece atenção redobrada durante o período seco. Por isso, a Sinop Energia monitora diariamente, por satélite, os focos de calor nas proximidades da Área de Preservação Permanente (APP) da usina, com as informações disponibilizadas pelo sistema do Programa de Queimadas do Portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Além do monitoramento via satélite a UHE Sinop realiza o monitoramento do Índice de Perigo de Incêndio (IPI), sendo calculado a partir de variáveis meteorológicas como a umidade relativa do ar e o total diário de precipitação pluviométrico, ambas obtidas na estação climatológica instalada nas dependências da UHE Sinop.
Com o uso do sistema, a equipe técnica faz análises e toma decisões com base na classificação de nulo, baixo, médio, alto e muito alto, e alerta a população dos municípios vizinhos à usina, usando placas orientativas, localizadas em diversos pontos de acesso às comunidades de entorno do reservatório.
Assim que um foco de incêndio é identificado, a Brigada de Incêndio da empresa, que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, é deslocada para verificar a ocorrência e tomar as devidas providências. Além disso, a Sinop Energia também realiza inspeções presenciais e com drones, e disponibiliza para a população um canal de atendimento para comunicação de eventuais incêndios dentro da APP da UHE Sinop: (66) 99680-2421.
Sobre o período proibitivo
O período proibitivo de queimadas tem como objetivo restringir o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Mato Grosso para prevenir queimadas durante o período seco, que conta com altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, favorecendo ocorrências e o alastramento de incêndios florestais. Por conta disso, o decreto também autoriza a contratação de brigadistas temporários para combaterem as chamas ao lado dos bombeiros. As penas para quem for pego provocando queimadas é de multa e reclusão.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da UHE Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Brasil (51%) e Eletrobras (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento é capaz de gerar energia limpa e renovável para aproximadamente metade da população do estado de Mato Grosso.
Fonte: CDN COMUNICAÇÃO