Os dados coletados no início de agosto pelo Centro de Informações Socioeconômicas – CISE da Unemat em parceria com a CDL apontam que o consumidor está pagando as costas em dia e o empresário está acreditando mais no crediário.
A pesquisa foi feita junto aos lojistas em julho, com a abordagem de qual o nível de inadimplência atual dos seus clientes. 87% afirmaram que o nível é baixo.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a maioria alegou que 91% dos entrevistados responderam que o nível de inadimplência atual é igual ao do ano anterior.
Já entre os consumidores, a pesquisa também ouviu sobre as contas a prazo.
Entre 200 entrevistados, 71% dos consumidores afirmaram que não sentem dificuldades para pagar as contas.
“O perfil do consumidor ultimamente tem sido este, evitar o nome sujo. Esporadicamente a pessoa deixa de pagar seus compromissos, isso acontece em eventual perca de emprego, gasto excessivo. Mas a maioria tem honrado e mantendo este índice de inadimplência baixo”, comentou o economista Feliciano Azuaga.
Os consumidores também foram questionados se estão aproveitando as promoções no comércio. 67% responderam que estão comprando em lojas com produtos com preços promocionais.
A CDL Sinop estará realizando de 3 a 13 de setembro, a Semana Brasil, onde as lojas físicas e virtuais de todo o país irão oferecer descontos em promoções especiais.
Fonte: CDL SINOP
Autor: Julio Tabile/Comunicação CDL