O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) abriu a Exposição do Pulmão Gigante. O evento que ocorreu na manhã desta quarta-feira (08) no campo de futebol do Parque Jardim Botânico (antigo Viveiro Municipal Roque Canelli), traz a conscientização para a importância da preservação da qualidade de vida.
Segundo o gestor do município, é de fundamental importância trabalhar a sustentabilidade junto à sociedade. “Temos aqui hoje as crianças, alunos do município, acompanhando o evento e recebendo as orientações das equipes da saúde, do meio ambiente, da UFMT e demais participantes e é importante trabalhar esse assunto para que a sociedade preserve o meio ambiente e passamos a ter uma cidade com a qualidade do ar melhor, principalmente nesse período de seca que estamos começando”, disse.
O evento faz parte do cronograma de atividades da campanha “Mês do Meio Ambiente”, lançado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. O foco é conscientizar a população sobre a necessidade de promover a sustentabilidade com a preservação das áreas verdes e dos animais nelas existentes.
A secretária da pasta municipal, Ivete Mallmann, ressalta que o evento é uma forma lúdica de chamar a atenção para um assunto tão importante, como a saúde pública e queimadas.
“Faremos a educação ambiental, falando da importância que tem a preservação e evitarmos as queimadas nesse período da seca porque isso traz graves problemas de saúde pública. Essa exposição é uma forma lúdica de mostrar o pulmão e apresentar à comunidade as consequências para saúde pública com o tabagismo e queimadas”, explicou ela.
Para fomentar a ideia, uma equipe de estudantes supervisionados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) marcam presença no evento com a exposição de animais reais entalhados e conservados em produtos químicos. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde também se faz presente, apresentando, por meio de materiais lúdicos, os prejuízos provocadas nas regiões bucal e pulmonar com a prática do tabagismo.
A exposição receberá a visita de alunos da rede pública durante todo o dia, mas também é aberta ao público. O atendimento permanecerá até sexta-feira (10/06) das 7h às 11h, no período matutino e, das 13h às 17h no período vespertino.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa