O prefeito Roberto Dorner decretou (Decreto 291/2022), nesta terça-feira (01), luto oficial por três dias em Sinop, em virtude da morte do bispo emérito Dom Gentil Delazari, 82 anos, ocorrida ontem à noite, em um hospital particular da cidade.
"É com profundo pesar que recebi a notícia da morte de Dom Gentil. Um homem íntegro e um amigo que fiz nessa minha trajetória de vida. Foi um grande líder da igreja católica e que muito contribuiu com nossa cidade nesses anos que esteve a frente da igreja. Aos familiares, amigos e a toda comunidade católica, externo aqui meu profundo pesar e solidariedade", disse o prefeito Roberto Dorner.
Dom Gentil foi o segundo bispo diocesano de Sinop, assumindo, em janeiro de 1995, a diocese Sagrado Coração de Jesus, sucedendo Dom Henrique. Sua renúncia ocorreu em janeiro de 2016, tornando-se assim, bispo emérito.
Dom Gentil Delazari nasceu em 9 de setembro de 1940, em Encanto (RS). Foi ordenado padre em julho de 1968 em Relvado (RS). Como padre, foi Formador e Vice-Reitor do seminário Sagrado Coração de Jesus e de Viamão (RS). Também teve em seu currículo, inúmeras outras atuações dentro de Igreja Católica.
Foi reitor do Seminário São João Batista e do Seminário Propedêutico. Foi vice-reitor do seminário de Viamão. Dirigiu o Centro Diocesano de Vocações; foi coordenador da Cúria, professor na PUC e outras universidades, dentre outras funções na igreja.
O velório de Dom Gentil ocorre na Catedral Sagrado Coração de Jesus. A santa missa está programada para às 10h. Às 17h, será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, na Cripta da Catedral.
O prefeito, e toda equipe da Prefeitura, externa o seu mais profundo pesar e solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade católica.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn