Acolher jovens sinopenses entre 12 e 16 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e proporcionar a eles atividades diferentes no contra turno escolar é a missão do Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente de Sinop (CAOPA) que, desde 2001, vem transformando vidas e, que atualmente, atende aproximadamente 100 pessoas. Ontem (14), o prefeito Roberto Dorner visitou a sede, acompanhou um pouco das atividades e conversou com os estudantes.
“É muito bom estar aqui, poder acompanhar um pouco dos trabalhos que são desempenhados e, também, conversar e passar algumas experiências de vida para esses jovens. Eu tenho 75 anos e já passei por muita coisa, mas a mensagem que quero deixar aqui para eles é a de que eles agarrem as oportunidades para que, no futuro, sejam grandes cidadãos, grandes profissionais, que ouçam as pessoas que estão aqui ajudando e sempre sigam pelo caminho do bem”, destacou Dorner.
O CAOPA está entre as entidades que recebem da Prefeitura de Sinop, repasses financeiros anuais por meio de convênios. Somente neste ano, aproximadamente R$ 22,9 milhões foram formalizados para pelo menos 40 entidades.
De acordo com a psicóloga Jaqueline Miguel, é a partir destes recursos - e demais doações - que a entidade consegue desenvolver os projetos. “Toda essa parceria que nós temos com a Prefeitura nos auxilia na questão dos convênios, porque sem eles, não conseguiríamos executar os projetos. Então, hoje, o CAOPA sobrevive de doações e também com os recursos públicos. É através deles que a gente consegue disponibilizar aulas de artes, de karatê, de capoeira, formação profissional, encaminhar o adolescente para o mercado de trabalho e acolher esses adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.
Quer ajudar? O CAOPA está localizado na Rua Armando Dias, no bairro Boa Esperança e atende das 7h às 17h.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn