O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo, inauguram, nesta quarta-feira (23), às 8h, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes (até 17 anos), de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem a necessidade de agendamento prévio.
“O CAPSi vai atender 12 horas (por dia), sem intervalos para o almoço e com duas equipes. O CAPSi vai contar com um psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico”, explicou Galhardo.
A unidade, que está instalada em uma área de 585 metros quadrados, está localizada na rua A1, nº 59, no Setor Residencial Norte (acesso pela rua das Primaveras, entre as avenidas das Figueiras e rua dos Cajueiros) e atende a um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
AMBULATÓRIO PASSO A PASSO
Mesmo com a abertura do CAPSi, Galhardo destaca que os trabalhos no ambulatório continuarão mas, agora, no formato portas fechadas/agendamento. “O ambulatório não fechará as portas. O ambulatório passa a ser portas fechadas e regulado. Por exemplo, o paciente foi atendido no CAPS Infantil, a equipe de lá verificou que não é caso de CAPSi, vai regular para o ambulatório. É o mesmo propósito de atendimento, só não é mais portas abertas”, disse.
CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS
De acordo com o Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn