O Prefeito Roberto Dorner e o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos Remídio Kuntz lançam, nesta quarta-feira (31), às 8 horas, na sede da pasta, o Programa Ilumina Sinop, que prevê a substituição de pelo menos 28 mil luminárias convencionais por LED. A ação é em parceria com o Governo do Estado, que forneceu as luminárias.
“Esse programa contribuirá com a modernização do município e eficiência energética, já que essas luminárias LED, além de terem maior qualidade e luminosidade, ainda são mais econômicas. Certamente será um ganho para Sinop e toda a população”, reforçou o Prefeito Roberto Dorner.
O Programa será conduzido pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Anteriormente, foi realizado levantamento do sistema de iluminação do município, quando foram identificadas oportunidades de melhorias com a substituição de lâmpadas. No levantamento de cargas realizado em Sinop, foram identificados 32.087 pontos de iluminação pública.
“É mais um passo que a gestão dá para modernização do nosso município, atendendo pedido do nosso prefeito. As equipes da secretária já iniciaram os trabalhos de substituição dessas lâmpadas convencionais por luminárias LED”, ressaltou o gestor da pasta, Remídio Kuntz.
Para execução dos trabalhos, a Secretaria de Obras auxilia com a aquisição de braços para instalação das luminárias, cabos, relés e demais equipamentos necessários. Serão instaladas luminárias de 60, 100 e 200 watts (todas com vida útil mínima de 50 mil horas), a depender dos tipos de vias em cada caso, bem como velocidade máxima permitida.
É importante ressaltar que essa ação de eficiência energética além dos objetivos de redução do consumo de energia elétrica e a demanda no horário de pico, promove o uso de novas tecnologias, descarte ambientalmente correto dos equipamentos retirados, ações educativas para o uso eficiente de energia, reunindo no projeto ações de impacto para a sociedade.
Os requisitos para iluminação de vias públicas são estabelecidos de acordo com a Norma Brasileira 5101 – 2018, propiciando segurança no tráfego de pedestres e de veículos. Além disso, as vias são classificadas seguindo as disposições previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro