Na manhã desta sexta–feira (18), o prefeito Roberto Dorner recepcionou a comitiva composta pelo Governador Mauro Mendes, secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo e deputados estaduais, que estiveram no município para a abertura de 30 leitos pediátricos no Hospital Regional, sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 15 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e cinco leitos retaguarda infantil. Serão investidos R$ 21,2 milhões por ano para o funcionamento da unidade, com aproximadamente 100 profissionais envolvidos.
O prefeito Roberto Dorner ressaltou a importância desta conquista para a saúde do município e região. “Foram muitas reuniões, pedidos, uma luta, mas que agora se tornou realidade. Nosso objetivo é proporcionar saúde de qualidade aos munícipes, e principalmente, ter estrutura para cuidar das nossas crianças. Nós também queremos lançar a construção do hospital municipal para atender a baixa e média complexidade. Isso nós estamos lutando e trabalhando para que aconteça o mais rápido possível. Sabemos que o poder público não é como uma empresa, a burocracia é muito maior e os andamentos são mais demorados. Mas estamos empenhados em construir e entregar esse novo Hospital para Sinop, para somar com os atendimentos de média e alta complexidade do Hospital Regional e desses novos 30 leitos pediátricos entregues. Se Deus quiser esse hospital começa funcionar imediatamente, beneficiando não só Sinop, mas toda região que utiliza dessa estrutura”, pontuou.
Durante a abertura dos novos leitos, o governador Mauro Mendes comemorou a entrega, mas comentou sobre o processo moroso para implantação e a dificuldade para encontrar mão de obra. “Fizemos questão de passar junto com todos vocês por esse marco que é a entrega desses leitos de UTI. São 30 leitos numa bela, moderna e bastante robusta infraestrutura. É um verdadeiro sofrimento você conseguir fazer uma contratação dos serviços públicos considerando o arcabouço o atual modelo legislativo que tem no país. Essa licitação teve um problema, o primeiro colocado por falta de condições técnicas teve de ser desclassificado, chamamos o segundo colocado que teve todos os prazos para implementar as ações e assumir o contrato, mas não fez. Depois de fazermos a rescisão, entrou o Tribunal de Contas, pediu um acautelar que desse mais prazo. Mais prazo foi dado, mais tempo perdido e a empresa não cumpriu com aquilo que foi estabelecido. Tivemos então que chamar a terceira colocada, que graças a Deus se apresentou, que assumiu o contrato, houve uma negociação, concedeu um desconto e com isso ela conseguiu assumir, trouxe os equipamentos, apresentou o quadro de profissionais”, explicou o Governador.
A secretária de saúde, Daniela Galhardo, lembra que o município é referência em saúde, atendendo toda região e até mesmo pacientes de outros estados. “Sinop se tornou polo em saúde, todos os dias além dos pacientes da cidade, vem gente dos municípios vizinhos e até de outros estados, como do Pará, em busca de tratamento aqui. Esses novos leitos vem de encontro com a demanda que existe, e com certeza irá salvar vidas”, enfatizou.
Para iniciar o funcionamento, a unidade passará por um check list rigoroso para verificar todos os equipamentos, além disso uma completa desinfecção. As equipes de regulação local e estadual, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, vão acompanhar o início do funcionamento entre hoje e amanhã.
Na agenda desta manhã, o Governador também fez a entrega de armamentos e equipamentos para as forças de segurança de Sinop.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Everton Medeiros e Daiane Stela