• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 12:27h
02 de Março de 2021

Prefeito une forças com entidades de Sinop para pedir flexibilidade do decreto estadual

Prefeito une forças com entidades de Sinop para pedir flexibilidade do decreto estadual

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) se reuniu na manhã desta terça-feira (02), com a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), União das Entidades de Sinop (UNESIN), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL) e a Associação de Bares, Restaurantes e Similares, para discutir formas de pedir flexibilização do decreto impositivo de n° 836 03/2021, que impõe medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 em todo Estado de Mato Grosso. Ainda hoje, o prefeito terá agenda com o Ministério Público, para buscar diálogo e entendimento em conjunto sobre o tema. 

Conforme o gestor municipal, é compreensível a decisão do governador Mauro Mendes, porém, é necessário ter sensibilidade com os empresários e trabalhadores. “Com o horário definido no decreto, os comércios que atuam a noite não poderão nem sequer abrir as portas para fazer seu giro financeiro e, em poucos dias, isso irá acarretar danos a toda essa classe, atingindo diretamente a economia do município. Sabemos que precisamos tomar algumas medidas para frear o vírus, mas na minha opinião essa é muito radical, diante o cenário de Sinop. Por isso, recebi hoje em meu gabinete as entidades e suas representatividades para que juntos possamos realizar o pedido de flexibilidade nos horários definidos no decreto”, pontuou Dorner. 

O prefeito disse ainda, que fará, em conjunto com as entidades, tudo que for possível dentro da legalidade para que o governador Mauro Mendes reveja a situação de Sinop, uma vez que o município, recentemente, realizou uma ação de toque de recolher pelo período de 10 dias. Porém, é importante que a população entenda que o decreto é impositivo, ou seja, caso o Governo Estadual não aceite o pedido de flexibilidade, ficará o município obrigado a cumprir as determinações do decreto.

Durante a reunião, o prefeito recebeu a ligação, via chamada de vídeo, do empresário Luciano Hang, fundador e proprietário das lojas Havan. “Eu tenho lutado desde o princípio, junto ao presidente Bolsonaro, para cuidarmos da economia sem se descuidar da saúde, porque as duas andam juntas. Eu sempre falo, Sinop é uma cidade diferente, uma cidade que respira trabalho e por isso, neste momento nós não podemos parar”, declarou Hang. 


Também participaram da discussão, o presidente da Câmara Municipal, Elbio Volkweis, os secretários municipais de Governo Faira Strapazzon e de Desenvolvimento Econômico  Klayton Gonçalves, o diretor da Prodeurbs Waldomiro Teodoro dos Anjos, o procurador geral Ivan Schneider, o presidente da Unesin Carlos Henrique Soares Fonseca, o diretor da Aces Cleyton Laurindo, o diretor da CDL Nelgilney Wendell Denardi, a gestora da CDL Vanusa Ires, os empresários Nilson Ribeiro e Paulo José Araújo e o representante da Associação dos Bares e Restaurantes, Hercílio De Matos.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Simone Casagrande