Devido ao impacto causado pela pandemia do Novo Coronavírus, principalmente em razão do decreto estadual que limitou algumas atividades a fim de evitar aglomeração, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Sine, criou uma estratégia para proporcionar à classe artística de Sinop, uma nova oportunidade de trabalho.
O projeto acordado entre a Prefeitura de Sinop e os músicos, tem por objetivo primordial, contribuir com a possibilidade de extrair renda familiar de outro setor, migrando do ramo artístico para outra atividade trabalhista, ao menos, durante a crise causada pela Covid-19.
O artista ao procurar o órgão, será atendido por um profissional da psicologia do trabalho, que encaminhará algumas atividades que tem por finalidade a identificação de talento da pessoa. “É uma escuta ativa dessas pessoas, conhecendo seus interesses, as suas experiências. Buscando conhecer esse perfil para recolocar no mercado de trabalho”, explicou a psicóloga do Sine, Vânia Tatiane Meyer.
Segundo a Coordenadora Geral da Secretaria de Assistência Social, Catia Toresan, a intenção do poder público é proporcionar uma recepção personalizada aos músicos, com a finalidade de identificar a vaga certa para o candidato certo.
“Você está jornalista hoje, mas você não nasceu jornalista. Então você tem a oportunidade de estar em outros ramos atividade. Eu não nasci coordenadora, eu estou coordenadora. Então é essa visão que queremos transmitir. Que as pessoas se oportunizem experimentar uma nova jornada de trabalho de uma forma diferenciada”, disse.
Aos artistas serão oferecidas orientações de como elaborar um currículo, a postura correta em uma entrevista de emprego e o melhor diálogo com o empregador, para que haja uma maior eficácia no encaminhamento de trabalho.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa