• Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024
  • 21:43h
09 de Junho de 2021

Prefeitura de Sinop inicia última etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe

Prefeitura de Sinop inicia última etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, nesta quarta-feira (09/06), a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Nesta fase, serão atendidas as pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano) e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade e, também a população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A expectativa, conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde, é atender cerca de 8,9 mil pessoas nesta etapa.

A vacina está disponível, de segunda à sexta-feira, em 16 locais, entre Unidades Básicas de Saúde e os Centros Integrados de Atendimento. Para receber o imunizante, os trabalhadores devem comprovar vínculo ativo (como carteira assinada ou holerite atualizado, por exemplo). Já nos casos de pessoas com comorbidades, a condição pode ser comprovada por meio do laudo médico ou receita atualizada. Também é fundamental a apresentação de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.

A campanha de vacinação contra a gripe começou em abril e foi dividida em etapas. A primeira foi destinada para crianças entre 6 meses até 6 anos de idade, grávidas e puérperas e trabalhadores da saúde. Na segunda, foi voltada para professores e idosos acima de 60 anos. A meta, incluindo as três etapas, é atender um público aproximado de 45,4 mil pessoas. Até o momento, dados do Ministério da Saúde apontam que 13,7 mil doses foram aplicadas, o que corresponde a cerca de 30,3% da cobertura vacinal. Percentual que está acima da cobertura estadual, de 26,6% (326,7 mil doses aplicadas).

Para as pessoas que compõe os grupos chamados nas etapas anteriores e que, por algum motivo, não compareceram até alguma unidade de saúde, a vacinação também segue disponíveis nos locais abaixo:

Das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30:

UBS Alto da Glória;

UBS São Francisco;

UBS São Cristóvão;

UBS Camping Club;

UBS Gente Feliz;

UBS Primaveras;

UBS Palmeiras;

UBS Nações;

UBS Oliveiras;

UBS Maria Vindilina II;

UBS Violetas;

UBS Ibirapuera;

 

UBS Sabrina – das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30;

 

Centro Integrado de Atendimento (CIA) André Maggi – das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30;

Centro Integrado de Atendimento (CIA) Umuarama - das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30;

Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás – das 6h às 12h;

 

RECOMENDAÇÕES

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra gripe deve respeitar o período mínimo de 14 dias de intervalo após a aplicação da vacina contra Covid-19 (no caso de idosos, trabalhadores da saúde e professores, por exemplo).

A outra recomendação é direcionada às pessoas que estão com suspeitas ou em caso de casos confirmados de Covid-19. “Recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas”, destaca o documento.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn