• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 10:26h
17 de Fevereiro de 2022

Prefeitura de Sinop oferece suporte e intensifica ações após chuva intensa na manhã de hoje (17)

Prefeitura de Sinop oferece suporte e intensifica ações após chuva intensa na manhã de hoje (17)

COMUNICADO OFICIAL

17/02/22

Em decorrência da chuva atípica, de alta intensidade, em curto período de tempo, registrada em Sinop na manhã de hoje (17/02), a Prefeitura de Sinop esclarece que está empenhada em oferecer suporte para a população e órgãos competentes, no intuito de minimizar os impactos gerados. A chuva causou alagamentos em bairros do município, mas principalmente no quadrilátero central e na lateral da BR-163, causando transtornos e acidentes com veículos.

A Defesa Civil municipal, vinculada a Secretaria de Meio Ambiente, informou que imediatamente, diante da ocorrência de alagamentos, encaminhou equipes para que registrassem a situação e orientassem a população sobre pontos de risco. Não foram registradas ligações formais sobre ocorrências. As equipes foram até os pontos, fizeram registros fotográficos, para que sejam incluídos no sistema da Defesa Civil, para monitoramento e encaminhamento dos dados, por meio de relatório, ao Governo do Estado. A Defesa Civil municipal ainda alerta sobre novas possibilidades de chuva, para que a população evite os pontos de alagamentos já conhecidos, para que não corram riscos.

A Secretaria de Obras está atuando, desde as primeiras horas, para identificar pontos de alagamentos e liberar o escoamento, assim como monitoramento de estradas rurais e pontes. As equipes registraram tampas de bueiros danificadas e estão tomando providências emergenciais. Não foram necessárias desobstruções de valetas, o que mostra que os alagamentos ocorreram, principalmente, porque as tubulações não suportaram o volume de água.

A Secretaria ainda está contabilizando os estragos, mas já identificou problemas em estradas rurais, principalmente na Gleba, devido ao volume de água. A secretaria está tomando providências, tendo os casos mais urgentes como prioridade. Não foram registrados atoleiros com interdição total, apenas parcial.

Vale ressaltar que, desde o ano passado, a Secretaria de Obras vem intensificando os trabalhos de limpeza de valetões e bueiros, para liberação da água pluvial. A Prefeitura reforça que, o apoio da população é fundamental para que evitem riscos e contribuam com a destinação correta do lixo, não jogando em bueiros e valas de escoamento. Dessa forma, evita-se o entupimento desses pontos.

A Guarda Civil Municipal informou que está oferecendo apoio no controle do trânsito e contabilizando os acidentes sem vítima registrados.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Everton Medeiros