• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 18:46h
16 de Dezembro de 2021

Prefeitura de Sinop paga artistas que apresentaram projetos culturais pela Lei Aldir Blanc

Prefeitura de Sinop paga artistas que apresentaram projetos culturais pela Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Sinop realizou nessa semana o pagamento dos artistas, que tiveram os projetos culturais aprovados, através da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020). Os depósitos dos valores foram feitos nas contas bancárias dos 200 contemplados, no aporte de aproximadamente R$1 milhão. Os artistas contemplados apresentaram os projetos e tiveram de cumprir critérios, para que fossem contemplados. O auxílio, por meio da lei Aldir Blanc, foi uma maneira de atender o setor cultural, que ficou com as atividades praticamente interrompidas por razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19.

A Diretoria de Cultura foi quem realizou o processo de credenciamento e identificação do cumprimento dos critérios estabelecidos em lei, para o fim de contratação de serviços de agentes culturais. Foram credenciadas propostas nas diversas linguagens artísticas, tais como: Música (DJ’s, Cantor, Músico Instrumental, etc); Artes Cênicas (Escritor, Compositor, Circo, etc); Artes Visuais (Decorador, Cenógrafo, etc); Dança (Dançarino, Coreografo, etc) e Artes Plásticas (Designers, Pintor Artístico, Fótografo, etc).

Em cada projeto cultural, oriundo da produção independente nas diversas áreas artístico culturais, os aprovados receberam o valor de R$ 4.972,00, por proponente, conforme inciso III, art. 2º da Lei nº 14.017 de 29/06/2020. Ao todo foram 230 inscritos, com 200 artistas aprovados. A Diretoria de Cultura trabalhou o seguinte plano de ação cultural: Apresentação Musical; Apresentação Musical Instrumental; Palestra sobre Cultura Popular no município; Debate Cultural; Contação de Histórias; Oficina de confecção de peças artesanais; Apresentação de Ensaio Fotográfico ou Cinematográfico com imagens de Sinop; Apresentação de Coreografia dos mais variados estilos de dança e Oficina de iluminação, técnica de som e sonoplastia.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Everton Medeiros e Ana Rodrigues