A Prefeitura de Sinop realizou nessa semana o pagamento dos artistas, que tiveram os projetos culturais aprovados, através da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020). Os depósitos dos valores foram feitos nas contas bancárias dos 200 contemplados, no aporte de aproximadamente R$1 milhão. Os artistas contemplados apresentaram os projetos e tiveram de cumprir critérios, para que fossem contemplados. O auxílio, por meio da lei Aldir Blanc, foi uma maneira de atender o setor cultural, que ficou com as atividades praticamente interrompidas por razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19.
A Diretoria de Cultura foi quem realizou o processo de credenciamento e identificação do cumprimento dos critérios estabelecidos em lei, para o fim de contratação de serviços de agentes culturais. Foram credenciadas propostas nas diversas linguagens artísticas, tais como: Música (DJ’s, Cantor, Músico Instrumental, etc); Artes Cênicas (Escritor, Compositor, Circo, etc); Artes Visuais (Decorador, Cenógrafo, etc); Dança (Dançarino, Coreografo, etc) e Artes Plásticas (Designers, Pintor Artístico, Fótografo, etc).
Em cada projeto cultural, oriundo da produção independente nas diversas áreas artístico culturais, os aprovados receberam o valor de R$ 4.972,00, por proponente, conforme inciso III, art. 2º da Lei nº 14.017 de 29/06/2020. Ao todo foram 230 inscritos, com 200 artistas aprovados. A Diretoria de Cultura trabalhou o seguinte plano de ação cultural: Apresentação Musical; Apresentação Musical Instrumental; Palestra sobre Cultura Popular no município; Debate Cultural; Contação de Histórias; Oficina de confecção de peças artesanais; Apresentação de Ensaio Fotográfico ou Cinematográfico com imagens de Sinop; Apresentação de Coreografia dos mais variados estilos de dança e Oficina de iluminação, técnica de som e sonoplastia.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Everton Medeiros e Ana Rodrigues