A Prefeitura de Sinop e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Sinop organizam duas importantes programações em alusão ao dia mundial de conscientização do autismo, comemorado em 02 de abril. O primeiro evento será na sexta-feira (01/04), a partir das 8h, com a realização do primeiro encontro municipal de conscientização do autismo, no Clube dos Idosos Dom Henrique, localizado na rua das Caviúnas, Setor Comercial (ao lado do Hospital Regional).
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento tem como público principal pais, responsáveis e crianças com autismo. No cronograma, há atividades como apresentação do ambulatório de saúde mental infantojuvenil Passo a Passo, que iniciou os atendimentos em janeiro; apresentação da AMA no município; roda de conversa com psicólogos e enfermeiros sobre o tema e apresentações culturais. Para as crianças, haverá atividades esportivas e lúdicas.
Para facilitar a participação do público no evento, que é gratuito, uma ficha de inscrição está disponível e pode ser acessada pelo seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPAaJZRLEMdkIngpHZQD1PHT8FU09_uxFy3h07w46gQuAkSg/viewform . O encontro deve contar com a participação de representantes do Executivo e Legislativo municipal, associações e instituições de ensino, entre outros.
Já no domingo (03/04), a Associação de Pais e Amigos dos Autistas promoverá a caminhada Azul, para conscientização da população e visibilidade para a doença. A caminhada começará às 8h, partindo do ginásio José Carlos Pasa, percorrendo a avenida das Sibipirunas, passando por um trecho da avenida dos Tarumãs e finalizando o percurso pela rua das Caviúnas. Após a caminhada, haverá um ato simbólico no campo de futebol do complexo do olímpico José Carlos Pasa.
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO (Fonte: Ministério da Saúde)
O dia municipal é comemorado no dia 2 de abril e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e, deste modo, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno do espectro autista (TEA).
O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn Foto: Paulo Junior