A reunião entre a Prefeitura de Sinop e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso ocorreu, ontem, no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, para alinhar ações sobre a saúde mental infantojuvenil. Foi a primeira reunião do ano, com aproximadamente 50 participantes.
A prefeitura foi representada pelas secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e de Educação, Esporte e Cultura. “Foi uma reunião muito importante para o município de Sinop, na realidade para toda a história da saúde mental do município. Reuniu diversas instituições para que pudéssemos alinhar toda a rede”, destacou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
Já o Ministério Público, foi representado pelo Promotor de Justiça, Nilton Padovan, além da Defensora Pública com atribuição na Infância e Juventude em Sinop, Luciana Barbosa Garcia. Ainda participaram médicos do município, coordenadores do setor da Saúde, dentre outros.
“Nós inauguramos ano passado o CAPSi e reestruturamos nossa saúde mentral do município. Ainda está passando por adaptação, mas a rede está muito bem estruturada e ontem foi uma reunião de alinhamento das nossas ações que realizaremos durante o ano”, acrescentou Galhardo.
Ações para saúde mental infantojuvenil
A prefeitura tem investido em ações para a saúde mental infantojuvenil. Uma delas, é a inauguração do CAPSi, em novembro do último ano, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes (até 17 anos) na área da saúde mental. A unidade conta com equipe multidisciplinar, formado por psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico, terapeuta, técnicos de enfermagem, entre outros.
A unidade atende a um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que vem trabalhando como prioridade as ações voltadas à saúde mental na área da infância e juventude.
O CAPSi está instalado na rua A-1, no Setor Residencial Norte (acesso pela rua das Primaveras, entre as avenidas das Figueiras e rua dos Cajueiros) e passa a atender a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalos para almoço e sem a necessidade de agendamento prévio.
Também foi inaugurado o ambulatório de saúde mental infantojuvenil Passo a Passo, anexo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). A unidade tem como objetivo atender crianças e jovens com até 17 anos que apresentem algum tipo transtorno mental.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Assessoria da Prefeitura Foto: Assessoria da Prefeitura