• Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
  • 15:06h
31 de Janeiro de 2025

Prefeitura fará mutirão contra a dengue e morador será o agente de sua casa

Prefeitura fará mutirão contra a dengue e morador será o agente de sua casa
À eles [moradores] caberá fazer um pente fino nos quintais de suas casas, colocando para fora, todo aquele objeto que possa acumular água e favorecer a proliferação do mosquito.
A Prefeitura de Sinop lança, nesta segunda-feira, 03, o mutirão “todos contra a dengue 2025”. A ação envolverá a secretaria de Saúde, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e terá o seu start, já na segunda-feira, no jardim Primaveras e Parque das Araras.

A dinâmica do mutirão consiste otimizar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, contando, principalmente, com a colaboração dos moradores. À eles [moradores] caberá fazer um pente fino nos quintais de suas casas, colocando para fora, todo aquele objeto que possa acumular água e favorecer a proliferação do mosquito.

A orientação é que todo o material retirado do quintal seja posto na calçada para que os caminhões da Prefeitura possa recolher. Para isto, o munícipe terá o final de semana, haja vista a rotina corrida de todos.
Uma outra orientação, é que sejam dispostos, apenas objetos e entulhos identificados como criadouros em potencial para a proliferação do mosquito da dengue. As podas de árvores, gramas e demais entulhos, como sofás, geladeiras e móveis velhos, por exemplo, não serão recolhidos.

Além de limpar os quintas e colocarem os materiais para recolhimento, os agentes de endemias também alertam para colocar terra nos vasos de plantas e lavar, com regularidade, a vasilha de água dos animais de estimação.
O lançamento oficial do mutirão será feito no Parque Florestal de Sinop, ás 7h30, com início, imediato, pelo jardim Primaveras e Parque das Araras. Na próxima semana [10 a 14/02], as equipes estarão no jardim Violetas e jardim das Oliveiras. Já, de 17 a 21 de fevereiro, estarão no jardim Celeste e jardim Botânico.

Durante a semana, as áreas institucionais desses bairros serão limpas e os moradores orientados, pelos agentes de endemias, sobre como manter seu quintal limpo e longe dos perigos de proliferação do mosquito e da dengue. Além de orientação e ajuda com o pente fino nos quintais, os agentes também farão aplicação de larvicida em focos identificados.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Luciano André