A Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de consultas pré-cirúrgicas para a população que aguarda na fila de espera da Central Municipal de Regulação por algum tipo de cirurgia eletiva. Ao todo, foram 100 pessoas atendidas por médicos cirurgiões que analisaram os exames, avaliaram o risco cirúrgico e repassaram mais algumas informações nas consultas pré-cirúrgicas dos pacientes. A ação foi fundamental para o início dos agendamentos das cirurgias, trabalho que começa nos próximos dias.
Os pacientes foram definidos conforme o nível de prioridade e tempo de espera na fila da regulação. “O critério é nível de prioridade, prioridade máxima primeiro, e o tempo que essas pessoas estão na fila de espera (pela prioridade). Foi regulado pelo médico regulador do município”, explicou a coordenadora da Central, Elivanda Silva de Abreu. Entre os casos, pessoas que aguardavam pela cirurgia desde 2017.
Entre as cirurgias, estão casos ginecológicos, de hérnia e de vesícula. As cirurgias serão realizadas por meio do Consórcio Intermunicipal Vale do Teles Pires, a partir de uma emenda impositiva liberada por alguns vereadores para o orçamento de 2021.
O que é emenda impositiva?
É o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições.
Andamento da fila de espera da regulação
Desde o início do ano, a Prefeitura de Sinop vem trabalhando para intensificar e melhorar os atendimentos na área da saúde. Em abril, a Central Municipal de Regulação conseguiu reduzir, praticamente por completo, a relação de pedidos por exames ambulatoriais de casos considerados urgentes e que aguardavam na fila de espera. Eram exames como ultrassonografia, raio-x, eletrocardiogramas e outros que, em muitos casos, estavam parados por falta de profissionais médicos credenciados
Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal
Autor: Karoline Kuhn