O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) garante mais reforço para a segurança pública dos cidadãos sinopenses e das pessoas que buscam, em Sinop, um centro de comércio, de educação e de saúde. A ação do Executivo, consiste em dar apoio financeiro para que as forças de segurança do Estado possam colocar mais efetivo nas ruas de Sinop.
A parceria firmada entre a Prefeitura de Sinop e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MT) será voltada para a execução do “Jornada Delegada”, um programa sob comando da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Sinop que contará com o apoio de 6 militares da PM e do Corpo de Bombeiros, diariamente, para operações do município.
Com a atuação, cada um em sua função (bombeiro e policial), os militares auxiliarão no cumprimento de medidas e atividades que sejam desfavoráveis ao desenvolvimento econômico, social, educacional, cultural e tráfego do município. “Eles prestarão auxílio à segurança nas praças públicas, na fiscalização tributária, fiscalização de trânsito, operação Lei Seca, apoio no combate à incêndios, da vigilância sanitária, segurança em eventos públicos e demais atividades ou operações que demandarem esforços militares. Eles estarão à disposição do município, em período de folga, para trabalharem nas necessidades existentes da Prefeitura”, explicou o secretário de Trânsito, major Joubert Sacramento.
As horas trabalhadas serão pagas pela Prefeitura de Sinop, através do Conselho Municipal de Segurança, diretamente ao militar em trabalho e terá característica indenizatória. “Esses militares vêm para somar com a gente. Nós vamos pagar eles para trabalharem no período de folga, auxiliando nossas secretarias nos seus ofícios de fiscalização, como o Trânsito, Finanças, Meio Ambiente, e demais pastas que se fizerem necessário. É uma grande conquista para nossa população. Com muito esforço e dedicação conseguimos trazer mais esse reforço para nossa cidade”, comentou Dorner.
Sacramento reforça que o Jornada Delegada é uma união de esforços dos poderes Executivo e Legislativo. A assinatura do termo só foi possível mediante a aprovação da Lei 2.972/2021 de 09 de agosto de 2021 pela Câmara de Vereadores de Sinop. “Para chegar a esse resultado, primeiro, com a determinação do prefeito Roberto Dorner, precisamos elaborar o projeto de lei que foi encaminhado aos vereadores, que prontamente aprovaram. Posteriormente foi sancionado pelo prefeito e nos autorizou iniciar as tratativas desse termo. Depois, reconhecer a boa intenção dos chefes da Secretaria de Segurança Pública em firmar essa parceria com Sinop e ceder seus efetivos para essa missão importante”, reconheceu.
Os militares trabalharão devidamente fardados e munidos de equipamentos de proteção individual. O termo de cooperação tem prazo de validade de 60 meses, podendo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, desde que devidamente justificado.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa