A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, tem uma parceria com o curso de medicina da UFMT para ofertar atendimentos especializados. A Unidade Didática Avançada (UDA) atende por meio de agendamento os pacientes já regulados no SISREG, ou seja, é uma extensão do Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Jardim. Para melhorar e ampliar os atendimentos, foram inaugurados nesta sexta-feira (25), dois containers/ambulatórios.
Essa parceria de longa data, atende as demandas do CEM, por meio do processo de atendimento ambulatorial do curso de medicina, que funciona em conjunto com a UBS Cidade Jardim, e que agora tem espaço físico externo. São no total 10 especialidades médicas (pediatria, hematologia, dermatologia, pneumologia, gastroenterologia, Proctologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia e osteoporose), e será implantado ainda esse ano cardiologia.
Os containers foram transformados em consultórios ambulatoriais, equipados com mesas, cadeiras, macas e banheiro. Toda estrutura foi montada pela própria universidade, para ofertar atendimento de qualidade aos pacientes e também estudantes e professores. O pró-reitor da UFMT Sinop, Fábio José Lourenço, destaca que o local é de extrema importância, para que os alunos possam desenvolver a parte prática do ensino.
“Temos dificuldades de encontrar campos de estágio para nossos alunos, por isso somos muito gratos a prefeitura de Sinop, que desde os primeiros dias de gestão abriu as portas, para que pudesse semear lá a atrás e estar colhendo hoje esses frutos. Uma parceria de extrema importância, e é muito gratificante estar contribuindo com o município e com o trabalho dos nossos alunos e professores” pontou o pró-reitor.
Atualmente são realizadas por semana, de 30 a 40 consultas, e com essa estruturação o número pode até triplicar. Pelo menos 100 alunos estão envolvidos no projeto, onde eles fazem os atendimentos supervisionados por especialistas. O coordenador e administrador do curso de medicina, Urandi João Rodrigues Júnior, ressalta que o espaço funciona como uma clínica escola, atendendo as demandas da sociedade e também da universidade.
“São contemplados os alunos dos dois últimos anos do curso de medicina, para atender os pacientes que vem do CEM. Um dos grandes benefícios dessa parceria é trazer o campo de estágio para dentro da universidade, atendendo as demandas que o município efetivamente tem. Hoje atendemos diretamente a fila que tem no município, desafogando algumas especialidades, já que existe uma falta de profissionais. E esperamos que esses alunos depois de formados possam atuar em Sinop”, explicou Urandi.
“Essa parceria com a universidade é importante, um grande ganho para o município, irá ajudar a desafogar a nossa fila de espera por atendimentos de especialidades. Eu só tenho agradecer por essa parceria, um curso de grande nível para Sinop e região e que vem para beneficiar a população”, enfatizou o prefeito Roberto Dorner.
A secretaria de Saúde, Daniela Galhardo, comemora mais essa conquista para a saúde dos munícipes. “Essa parceria com a UFMT vem de longa data, e agora podemos melhorar esse atendimento. Existia um problema com espaço, e agora nós conseguimos reunir os serviços em um único local, ficando bom para a população e para a própria UFNT. É necessário trazer a universidade para dentro das nossas unidades pra que isso seja uma unidade escola”.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela