Lançado pela prefeitura em agosto, o Programa “Ilumina Sinop”, já realizou a substituição de 1,5 mil luminárias convencionais por LED em avenidas. A previsão é que com a ação pelo menos 28 mil lâmpadas sejam trocadas (sendo 3 mil nesta primeira etapa). Nas próximas fases, o serviço se estende para bairros e outros pontos.
Até o momento, já foram concluídos os trabalhos nas Avenidas Governador Júlio Campos, Acácias, Figueiras, Embaúbas, Palmeiras, André Maggi, Jatobás, Joaquim Socreppa (Perimetral Sul), Flamboyants, Guarantãs, Jequitibás, Pinheiros, Senador Jonas Pinheiro (Perimetral Norte) e Jacarandás (trecho entre a Tarumãs e Jonas Pinheiro).
“Esse programa contribuí para a modernização do nosso município. É uma parceria com o governo do Estado e certamente é um ganho para Sinop. Essas luminárias LED trazem inúmeros benefícios, geram mais segurança à população, economia ao município e consequentemente eficiência energética”, disse o prefeito Roberto Dorner.
Para execução dos trabalhos, a Secretaria de Obras auxilia com a aquisição de braços para instalação das luminárias, cabos, relés e demais equipamentos necessários. São instaladas luminárias de 60, 100 e 200 watts (todas com vida útil mínima de 50 mil horas), a depender dos tipos de vias em cada caso, bem como velocidade máxima permitida.
É importante ressaltar que essa ação de eficiência energética além dos objetivos de redução do consumo de energia elétrica e a demanda no horário de pico, promove o uso de novas tecnologias, descarte ambientalmente correto dos equipamentos retirados, ações educativas para o uso eficiente de energia, reunindo no projeto ações de impacto para a sociedade.
Os requisitos para iluminação de vias públicas são estabelecidos de acordo com a Norma Brasileira 5101 – 2018, propiciando segurança no tráfego de pedestres e de veículos. Além disso, as vias são classificadas seguindo as disposições previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Nesta primeira etapa, ainda serão modernizadas outras avenidas do município. Para a segunda etapa, a expectativa é incluir cerca de 10 mil luminárias, em até 70 bairros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro