A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com a Cares Treinamentos, lançou o curso “Primeiros Socorros no Contexto Escolar”. O objetivo é capacitar todos os profissionais da rede municipal, durante o ano de 2022, para prestarem os primeiros socorros até a chegada do atendimento especializado. O curso atende a Lei 13.722 (Lei Lucas), conta com uma carga horária de quatro horas.
Entre os principais benefícios do curso estão o conhecimento teórico e prático para prestar primeiros socorros; Segurança para aplicar as técnicas construídas durante o curso; Manutenção da vida até a chegada do socorro especializado; ficar em conformidade com a legislação - Lei 13.722 (Lei Lucas). Diante da possibilidade de um acidente ou qualquer outra emergência, é fundamental, e muitas vezes questão de sobrevivência, os responsáveis pelas crianças saberem agir prestando os primeiros socorros até a chegada do serviço de emergência médica, reduzindo assim possíveis consequências mais graves.
Também serão trabalhados diversos conteúdos teóricos como: Avaliação da cena; Acionamento do serviço de emergência local; Avaliação da vítima; Ressuscitação cardiopulmonar (RCP); Desfibrilação externa automática (DEA); Desobstrução de vias aéreas (engasgo); Sangramento interno e externo; Ferimentos e curativos; Queimaduras térmicas, químicas e elétricas; Emergências clínicas (asma, hiperventilação, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, convulsões e desmaios); Emergências diabéticas; Lesão na coluna e Remoção e transporte básico.
Na prática esses profissionais aprenderão a fazer avaliação da cena através de cenário simulado, avaliação da vítima e gravidade da situação, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) através de estudo de caso, manobras para desobstrução de vias aéreas (engasgo), contenção de hemorragia e curativos, restrição manual em vítimas com suspeita de lesão na coluna e resolução de cenários simulados envolvendo emergências clínicas.
A secretária municipal de Educação, Sandra Donato, ressalta a importância do curso para os profissionais da educação. “As crianças são naturalmente curiosas, e isso é natural e próprio de quem está a aprendendo descobrir o mundo que as rodeia. Muitas vezes, em virtude da curiosidade e pouca maturidade, são incapazes de fazer as melhores escolhas, principalmente relacionados à segurança, com a qual os professores, cuidadores e pais têm de lidar no seu dia a dia. Então essa capacitação vem de encontro com uma necessidade nossa”, pontuou.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Rodrigues Foto: Ana Rodrigues