• Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024
  • 09:34h
08 de Setembro de 2021

Prefeitura lança oficialmente hoje a mobilização para arrecadar 15 toneladas de eletrônicos inservíveis

Prefeitura lança oficialmente hoje a mobilização para arrecadar 15 toneladas de eletrônicos inservíveis

O prefeito Roberto Dorner e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, na companhia de demais secretários e vereadores, fizeram na manhã desta quarta-feira (08) o lançamento oficial da campanha LEVE (Local de Entrega Voluntária de Eletrônicos) para arrecadação de materiais eletrônicos e eletrodomésticos. A arrecadação segue até o dia 30 de setembro.

Ivete destaca que a meta, até o final da campanha, é arrecadar 15 toneladas de materiais elétricos inservíveis - aqueles que serão descartados por apresentarem defeitos. Serão aceitos todo tipo de material que precisa ir à tomada para carregar ou para funcionar, como televisores, celulares, panelas elétricas, liquidificador, batedeira, microondas, geladeiras, ventiladores, chapinha de cabelo e afins.

“Para isso temos parceiros que estarão nos ajudando nesse recolhimento como as entidades, empresas, Câmara de Vereadores, a Secretaria de Meio Ambiente e demais secretarias, também o Lions e o Rotary. Nós teremos ainda a parceria da empresa Carvalima que fará o transporte desse material até Cuiabá”, comentou ela.

São 11 pontos fixos de coletas espelhados pela cidade, sendo Rech Tratores, Auto Escola Meridional, MB Seguros, L&M Odontologia Especializada, Fusonorte, Colégio Albert Sabin, Posto de Combustível Avenida, Edercar Centro Automotivo, Comagran, Colégio CAD, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Parque Florestal e Secretaria de Meio Ambiente.

Além desses, estarão disponíveis mais dois pontos volantes. Exclusivamente no dia 12/09, a partir das 17h, o Centro de Eventos Dante de Oliveira será um ponto de coleta, durante a corrida Mexa-se. No dia 18/09 será o “Dia D” de coleta e será na Praça da Bíblia das 7h30 às 12h.

“Muitas vezes jogam esse lixos à beira de estradas e isso não pode acontecer. Com essa campanha vamos conscientizar a população de onde descartar esse lixo. Esse é um lixo, ambientalmente falando, perigoso e que precisa ter um destino correto. Pedimos à população de Sinop que tem esse material em casa, que tenha consciência que agora nós temos um local correto para fazer esse descarte. Vamos depositar esse lixo no lugar correto para não termos problemas no futuro”, alertou o Roberto Dorner durante o evento.

Todo material arrecadado será comercializado e todo o valor adquirido será revertido para o Hospital do Câncer de Mato Grosso. “A Ecodescartes fará a aquisição de todo esse material arrecadado e todo recurso será destinado ao Hospital do Câncer de Mato Grosso. Então a campanha visa preservar o meio ambiente e contribuir com a saúde pública”, ressaltou a secretária.

PRIMEIRA COLETA

Durante o evento secretários, vereadores, diretores, parceiros da campanha e o prefeito fizeram os primeiros depósitos de eletrônicos inservíveis na caixa de coleta. Ventiladores, umidificador de ar, televisão e aspirador de pó foram alguns dos eletrodomésticos depositados. A primeira caixa já foi cheia!

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa Foto: Roneir Corrêa