A Prefeitura de Sinop lançou oficialmente, ontem (28), quarta-feira, a Fábrica Cultural. O projeto que estava em desenvolvimento desde o mês de janeiro é realizada pela Diretoria de Cultura em conjunto com as Secretarias de Educação, Esporte e Cultura, e de Obras e Serviços Urbanos. O projeto é um “braço” da cultura e visa fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico do município, bem como a ornamentação da cidade em datas comemorativas.
O Diretor de Cultura, César Muriana, explica que a proposta é incentivar o turismo cultural no município, tornando o projeto um atrativo para a população de Sinop e região. “A Fábrica Cultural, vem para frutificar a cultura no sentindo estrutural. O nosso objetivo é trabalhar o valor das estruturas e frutificar elas em quantidade e qualidade em diversos bairros. Para isso juntamos a arte, desenho, pintura, o artesanato da Escola Municipal de Artes, junto com a equipe de marcenaria, serralheria, eletricista e soldador, para que, juntos, unindo forças, possamos embelezar mais a nossa cidade e atender nossa população da melhor forma possível”, explicou.
A Fábrica Cultural promoverá a economia aos cofres públicos, uma vez que a mão de obra para confecção das peças e acessórios é dos próprios servidores, adquirindo assim só a matéria prima.
O ponta pé inicial da Fábrica Cultural, foi dado no mesmo evento com a exposição do projeto “Páscoa Feliz”. A exposição acontece desde o início de abril e tem por finalidade trabalhar um conceito deferente dessa temática, aliando o cunho religioso da data com elementos lúdicos, ofertando para a população experiências visuais e sensoriais, vinculadas ao renascimento de Cristo.
A exposição da Páscoa Feliz é por tempo indeterminado e acontece no Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 18h às 20h, de segunda à sexta-feira. O centro de eventos fica localizado na Av. Alexandre Ferronato, nº 1645 no Residencial Cidade Jardim.
A visita é realizada mediante agendamento. Quem tiver interesse deverá entrar em contato com a organização através do número (66) 9.9655-9553. Serão permitidos apenas 10 pessoas por vez. Durante a visita é obrigatório obedecer todos os protocolos de biossegurança instituídos pelos órgãos de saúde (distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel).
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Rodrigues