A primeira ação do CAE itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi realizada no último sábado no Shopping Carandá. Foram prestados atendimentos como: auxílio na formalização e alteração do cadastro dos microempreendedores individuais; emissão e reparcelamento de guias de contribuição; declaração anual (declaração de faturamento); auxilio para acessar as linhas de crédito do banco de fomento do estado (Desenvolve MT), entre outros.
A ação vai percorrer diversos bairros do município. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, neste primeiro momento a convite de uma TV local o CAE itinerante foi no Shopping Carandá, os próximos bairros serão selecionados pela secretaria. “O CAE tem essa missão de trabalhar na abertura de novas empresas e nós temos, junto dessa missão, dar esse acompanhamento para o município, porque Sinop cresce e mais da metade são MEI’s”, frisou.
O coordenador do CAE, Jefferson Diniz, frisou que muitas pessoas que procuraram os atendimentos tinham dúvidas simples. “Muitas pessoas não sabiam sobre os benefícios de abrir um MEI, dúvidas corriqueiras que podemos ajudar e até mesmo contribuir para um pequeno empreendedor que não tinha essas informações básicas. O MEI abrange muitos benefícios e muitos cidadãos não sabem disso, ter acesso a linhas de créditos é um deles”, pontuou.
O empresário Luis Rogério Magalhães, procurou o atendimento e elogiou a iniciativa da gestão. “Ele estava esclarecendo pra mim as dúvidas que eu tinha referente ao MEI que eu não sabia que tinha. Para a pessoa que trabalha como autônomo, legalizar a sua empresa é muito importante, para poder lá na frente ter uma segurança, um auxílio-doença. Eu também não tinha esse entendimento que funcionava dessa maneira. Então eu acho muito interessante e parabéns pela iniciativa da prefeitura. Quanto mais próximo do cidadão tiver, principalmente para regiões iguais a nossa, que é mais afastada do centro melhor” destacou.
Dados compilados do Mapa de Empresas do Ministério da Economia pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apontam que de janeiro a dezembro de 2021 Sinop registrou a abertura de 5.443 novas empresas. Uma quantia expressiva dessas empresas é composta por Microempreendedores Individuais, os chamados MEIs, com 4.123, o que representa 75,75% do total de empresas abertas no município.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Vanessa Kienen Foto: Vanessa Kienen