No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com objetivo de reforçar a defesa, integridade e os direitos das crianças e adolescentes do município, preparou uma programação direcionada a conscientização nas escolas e unidades da pasta, bem como blitz educativa e fixação das flores amarelas, que são o símbolo da campanha, em diferentes pontos da cidade.
As ações de conscientização já começaram, no último sábado (6), com a entrega de panfletos explicativos sobre a campanha, durante a Comemoração do Trabalhador, que ocorreu no Ginásio José Carlos Pasa, momento em que foi detalhado à população a importância do movimento, que luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em continuidade as programações, as palestras nas escolas serão ministradas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nesta quinta-feira (11), a partir das 7h, a conscientização será na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aleixo Schenatto, no dia 16 na Escola Prof. Jurandir de Mesquita. A mobilização continua no dia 23, às 17h, na Emei Doracy Marques Amorin e, por fim, dia 25 na Emeb Jardim Celeste, às 7h.
A equipe do CREAS também fará orientação às famílias das crianças e adolescentes atendidas na unidade e nos CRAS, no dia 15, às 13h30. Também será preparado um café da manhã, com momento de sensibilização e discussão sobre o tema, para os adolescentes da medida socioeducativa e suas famílias, dia 23, no CREAS.
Para fortalecer a conscientização da sociedade acerca do combate contínuo ao abuso e à exploração sexual infantil de crianças e adolescentes, no dia 18 haverá uma blitz educativa sobre a campanha, a partir das 8h, no cruzamento entre as avenidas Sibipirunas e Júlio Campos. À tarde, às 14h, o encontro será no Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRASM), mediado pela equipe do Conselho Tutelar, com intuito de sensibilizar as mulheres atendidas a ficarem atentas aos sinais de crianças e adolescentes do seu convívio familiar e próximo.
Neste ano a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, confeccionou 200 unidades de flores amarelas, principal símbolo da campanha, pois representa toda a fragilidade de uma criança e traz à lembrança os primeiros desenhos feitos por ela, durante sua primeira infância. Essas flores serão fixadas em diferentes pontos do município, como estão escolas municipais e estaduais, faculdades, principais avenidas da cidade, prédios públicos como Câmara Municipal, Ministério Público, Fórum e outros, além de associações e entidades parceiras.
Sobre a Campanha:
Movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha “Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, tem o objetivo de mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência sexual desse público.
O abuso sexual ocorre quando há utilização do corpo de uma criança e adolescente por um adulto ou adolescente, para prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração é identificada pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie e acontece de quatro formas: no contexto da prostituição, da pornografia envolvendo crianças e adolescentes, do tráfico para fins de exploração sexual e do turismo com os motivação sexual.
Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie: Disque 100 - Direitos Humanos.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias