• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 04:33h
01 de Abril de 2022

Prefeitura promove evento para debater a conscientização da população sobre autismo

Prefeitura promove evento para debater a conscientização da população sobre autismo

A Prefeitura de Sinop promoveu, nesta manhã, o primeiro encontro municipal de conscientização do autismo, reunindo pais, responsáveis, crianças e representatividades de Sinop, proporcionando aos participantes uma apresentação sobre o transtorno, roda de conversa com profissionais da saúde sobres dúvidas e assuntos pertinentes ao tema, além de muita diversão às crianças presentes, incluindo a pequena Ana Clara Tavares Ferreira, de 10 anos. “Eu gostei muito de abraçar o prefeito [Roberto Dorner], gostei muito das brincadeiras e do pula-pula. Eu gostei muito mesmo”, disse.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no Clube dos Idosos Dom Henrique, contou com a participação do prefeito Roberto Dorner que, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, destacou a importância da promoção à saúde.  “É de uma importância muito grande pois, é o primeiro [encontro] que está sendo feito, para que pudéssemos integrar essas crianças, pais e mães junto à sociedade. Nós demos o primeiro passo em janeiro, que foi criar o ambulatório de saúde mental infantojuvenil e já estamos atendendo lá”, pontuou.

Dorner destacou, ainda, que dar condições de atendimento, principalmente aos autistas, é uma das metas da gestão. “É claro que a Prefeitura, em si, com todo seu aparato que tem, ela vai dar a condição à essas crianças, fazer a inclusão dessas crianças à sociedade, ao meio nosso, para que possamos ter essas crianças como parceiras e, com certeza, muitas delas estarão integrando a sociedade de igual para igual”, pontuou o chefe do Executivo Municipal.

O evento também contou com a parceria e participação da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), instituição filantrópica que tem como missão fortalecer a defesa dos interesses de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a presidente, Josilene Moraes, hoje a AMA conta com 258 pessoas autistas cadastradas junto à instituição. “Destes autistas, 70% estão aguardando algum tipo de terapia e o objetivo da AMA é atender essas crianças autistas, carentes, oferecendo terapia interdisciplinares”, disse.

Anfitriã do encontro, a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, destacou que a pasta vem trabalhando diariamente no acolhimento das crianças. “Esse é o primeiro encontro e é um evento muito importante para que a gente consiga incluir as crianças na sociedade, em específico os autistas. A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para poder fazer o acolhimento dessas crianças. Em janeiro nós abrimos o primeiro ambulatório de saúde mental, o Passo a Passo, para acolher todo esse público autista e também as crianças que sofrem de algum transtorno mental”, disse.

O primeiro encontro municipal de conscientização do autismo contou também com a presença da secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, os vereadores Élbio Volweis,  Toninho Bernardes, Célio Garcia e Adenilson Rocha, representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de empresas apoiadoras.

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO (Fonte: Ministério da Saúde)

O dia municipal é comemorado no dia 2 de abril e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e, deste modo, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno do espectro autista (TEA). O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores.

AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL PASSO A PASSO

Em atividade desde janeiro, o ambulatório de saúde mental infantojuvenil Passo a Passo tem como objetivo atender crianças e jovens com até 17 anos que apresentem algum tipo de transtorno mental. Ele também é referência para crianças e jovens autistas. Instalado anexo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), a unidade conta com profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo e outros.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn