• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 10:01h
22 de Dezembro de 2023

Prefeitura realiza 1º Prêmio Destaque Cultural Isaltino em noite de muitas homenagens

Prefeitura realiza 1º Prêmio Destaque Cultural Isaltino em noite de muitas homenagens

Uma noite de muita emoção marcou o 1º Prêmio Destaque Cultural Isaltino, que homenageou os artistas que se destacaram em Sinop no ano de 2023 e foram escolhidos por votação popular. O evento foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira e contou com a presença da classe cultural, autoridades e familiares. Na ocasião foi feita uma linda homenagem ao músico Isaltino Carlos de Almeida, falecido neste ano, que durante décadas contribuiu com a cultura Sinopense. 

Para o Prefeito Roberto Dorner, Isaltino foi um exemplo para a cultura de Sinop, e que o prêmio é um legado. "Nós temos que lembrar, das pessoas que já se foram mas deixaram um legado muito grande para o nosso município. Ele foi uma pessoa muito boa, uma educação muito sincera, religiosa, e essa é uma linda forma de homenagear. Parabenizo também a todos os vencedores desta noite", ressaltou o chefe do executivo.

"Arte e Cultura em Movimento" foi o  último trabalho que Isaltino participou junto a Prefeitura de Sinop, que é realizado  aos domingos na Feira da Família.  "Ele muito fez para o nosso povo e também para toda a classe cultural, sendo um dos pioneiros do setor. Seu Isaltino e seu Chiquito fizeram uma história muito bonita que será eternizada por meio do prêmio destaque cultural", ressaltou a Diretora Branca. 

Muito emocionado, o irmão e parceiro de estrada Chiquito, falou sobre os mais de 70 anos de carreira, e expressou a falta que o músico faz. "Ele tá vivo ainda, a gente fica muito feliz, pela prefeitura fazer um evento grande desse, eu só tenho agradecer".

Na categoria banda,  Novo Thempo levou o troféu, na ocasião o vocalista, Léo Monteiro destacou a importância do reconhecimento, e que receber o prêmio é a realização de um sonho. "O mérito é também daqueles que trabalham nessa área. Eu sempre gosto de frisar, que não é só a banda Nova Thempo, existem outras bandas,  existem muitos cantores, de valores muito grandes aqui na nossa cidade, que precisam ser reconhecidos. Através desse incentivo da prefeitura, a gente pega o caminho certo, e fica feliz com o prêmio". "Ser notado como artista é muito importante, receber esse prêmio é um reconhecimento enorme, a gente só tem a agradecer", ressaltou a dupla vencedora da noite, Lucca e Luan. 

Muito emocionado, o filho de Isaltino, Samuel Jesus de Almeida, destacou a felicidade pela homenagem realizada ao seu pai. Em seu discurso destacou o pioneirismo na música sinopense e o amor pela música. "A gente agradece a prefeitura, por esse reconhecimento ao meu pai, ele participou do primeiro prêmio de canção daqui.  Um paulista de nascimento e sinopense de coração, entrou e começou a trabalhar na secretaria de cultura, porque cultura é tudo, cultura é vida, é amor é carinho, e sempre ele esteve ali. A nossa palavra hoje é gratidão, por terem lembrado do meu pai, e por tanto que ele fez pela cultura de Sinop". 

CONFIRA OS VENCEDORES DE CADA CATEGORIA 

Cantor: Jhoe Maia 

Cantora: Tati faria 

Dupla: Lucca e  Luan 

Banda: Novo tempo

Grupo de forró: Bonde do Maninho 

Técnico e Sonorização de Palco: Jordani eventos 

Produtor Cultural: Daniel Coutinho

Grupos samba e pagode: Pagode 10

Quem foi Isaltino?

Isaltino Carlos de Almeida chegou em Sinop na década de 1980 e junto com Irmão Francisco Carlos (Chiquito), formou a dupla de música sertaneja “Chiquito e Isaltino”, participando de várias apresentações culturais no município e em outros estados, por mais de 65 anos.

A dupla percorreu o estado de São Paulo nas décadas de 60/70/80 em rádios, televisão, circos, em várias cidades, onde tiveram participações com cantores consagrados como Tonico e Tinoco, Cascatinha e Iana, Milionário e José Rico e outros na cidade de Sinop e região. Cantavam em exposições e tiveram uma expressiva participação junto a grandes apresentações.

Isaltino foi professor de aulas de viola caipira na Escola de Artes municipal, tinha um programa de rádio e televisão chamado “Viola Minha Viola” e durante mais de 20 anos foram campeões de audiência. Um dos seus últimos projetos junto a cultura do município era levar a música sertaneja nas feiras, se apresentando com o irmão Chiquito. Isaltino faleceu em maio de 2023, aos 79 anos.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Vanessa Kienen Foto: Renan Souza