Uma noite de muita emoção marcou o 1º Prêmio Destaque Cultural Isaltino, que homenageou os artistas que se destacaram em Sinop no ano de 2023 e foram escolhidos por votação popular. O evento foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira e contou com a presença da classe cultural, autoridades e familiares. Na ocasião foi feita uma linda homenagem ao músico Isaltino Carlos de Almeida, falecido neste ano, que durante décadas contribuiu com a cultura Sinopense.
Para o Prefeito Roberto Dorner, Isaltino foi um exemplo para a cultura de Sinop, e que o prêmio é um legado. "Nós temos que lembrar, das pessoas que já se foram mas deixaram um legado muito grande para o nosso município. Ele foi uma pessoa muito boa, uma educação muito sincera, religiosa, e essa é uma linda forma de homenagear. Parabenizo também a todos os vencedores desta noite", ressaltou o chefe do executivo.
"Arte e Cultura em Movimento" foi o último trabalho que Isaltino participou junto a Prefeitura de Sinop, que é realizado aos domingos na Feira da Família. "Ele muito fez para o nosso povo e também para toda a classe cultural, sendo um dos pioneiros do setor. Seu Isaltino e seu Chiquito fizeram uma história muito bonita que será eternizada por meio do prêmio destaque cultural", ressaltou a Diretora Branca.
Muito emocionado, o irmão e parceiro de estrada Chiquito, falou sobre os mais de 70 anos de carreira, e expressou a falta que o músico faz. "Ele tá vivo ainda, a gente fica muito feliz, pela prefeitura fazer um evento grande desse, eu só tenho agradecer".
Na categoria banda, Novo Thempo levou o troféu, na ocasião o vocalista, Léo Monteiro destacou a importância do reconhecimento, e que receber o prêmio é a realização de um sonho. "O mérito é também daqueles que trabalham nessa área. Eu sempre gosto de frisar, que não é só a banda Nova Thempo, existem outras bandas, existem muitos cantores, de valores muito grandes aqui na nossa cidade, que precisam ser reconhecidos. Através desse incentivo da prefeitura, a gente pega o caminho certo, e fica feliz com o prêmio". "Ser notado como artista é muito importante, receber esse prêmio é um reconhecimento enorme, a gente só tem a agradecer", ressaltou a dupla vencedora da noite, Lucca e Luan.
Muito emocionado, o filho de Isaltino, Samuel Jesus de Almeida, destacou a felicidade pela homenagem realizada ao seu pai. Em seu discurso destacou o pioneirismo na música sinopense e o amor pela música. "A gente agradece a prefeitura, por esse reconhecimento ao meu pai, ele participou do primeiro prêmio de canção daqui. Um paulista de nascimento e sinopense de coração, entrou e começou a trabalhar na secretaria de cultura, porque cultura é tudo, cultura é vida, é amor é carinho, e sempre ele esteve ali. A nossa palavra hoje é gratidão, por terem lembrado do meu pai, e por tanto que ele fez pela cultura de Sinop".
CONFIRA OS VENCEDORES DE CADA CATEGORIA
Cantor: Jhoe Maia
Cantora: Tati faria
Dupla: Lucca e Luan
Banda: Novo tempo
Grupo de forró: Bonde do Maninho
Técnico e Sonorização de Palco: Jordani eventos
Produtor Cultural: Daniel Coutinho
Grupos samba e pagode: Pagode 10
Quem foi Isaltino?
Isaltino Carlos de Almeida chegou em Sinop na década de 1980 e junto com Irmão Francisco Carlos (Chiquito), formou a dupla de música sertaneja “Chiquito e Isaltino”, participando de várias apresentações culturais no município e em outros estados, por mais de 65 anos.
A dupla percorreu o estado de São Paulo nas décadas de 60/70/80 em rádios, televisão, circos, em várias cidades, onde tiveram participações com cantores consagrados como Tonico e Tinoco, Cascatinha e Iana, Milionário e José Rico e outros na cidade de Sinop e região. Cantavam em exposições e tiveram uma expressiva participação junto a grandes apresentações.
Isaltino foi professor de aulas de viola caipira na Escola de Artes municipal, tinha um programa de rádio e televisão chamado “Viola Minha Viola” e durante mais de 20 anos foram campeões de audiência. Um dos seus últimos projetos junto a cultura do município era levar a música sertaneja nas feiras, se apresentando com o irmão Chiquito. Isaltino faleceu em maio de 2023, aos 79 anos.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Vanessa Kienen Foto: Renan Souza