A Prefeitura de Sinop, por meio da diretoria de Cultura, promove hoje (16) e nos dias 17 e 18, capacitação da comunidade artística do município, na elaboração de projetos para editais da Lei Paulo Gustavo. O evento é gratuito e será na Escola Municipal de Artes (EMA), das 19h às 21h.
Podem participar, artistas, empreendedores criativos, produtores, e os chamados fazedores de cultura. A capacitação tem como objetivo auxiliar e preparar os artistas locais na elaboração de seus projetos para concorrer aos editais da Lei. Os empreendedores do segmento cultural poderão aprender na prática como elaborar esses projetos e ter acesso aos recursos.
A Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.
Os produtores culturais terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada executados pelos estados, municípios e Distrito Federal.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Vanessa Kienen