• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 06:48h
08 de Abril de 2021

Prefeitura reforça medidas de prevenção contra Covid-19 com barreiras sanitárias

Prefeitura reforça medidas de prevenção contra Covid-19 com barreiras sanitárias

Classificada no grupo de risco muito alto de contaminação da Covid-19 desde o dia 18 de março, Sinop registrou nesse período pouco mais de 2,2 mil confirmações de casos da doença e pelo menos 67 mortes. Na tentativa de reduzir esses números e mudar o cenário, a prefeitura está intensificando as ações de prevenção. A mais recente corresponde a barreira sanitária que começou a ser realizada, no final de semana, na rodoviária municipal, onde profissionais aferem a temperatura de passageiros que desembarcam na cidade, passam orientações e buscam identificar casos suspeitos da doença para encaminhamento médico.

A abordagem à população ocorre logo no desembarque. “A intenção nossa é não deixar esse vírus se proliferar. Tentar minimizar essa situação o máximo possível”, explicou o coordenador do Centro de Endemias, Gerson Danzer, que está à frente dos trabalhos. “Nós temos uma sala [na rodoviária] que a gente se prontificou a estar fazendo uma triagem e encaminhando essas pessoas para a unidade de saúde para atendimento médico”, reforçou. Nos próximos dias, os trabalhos da barreira sanitária também devem ser levados para o aeroporto municipal presidente João Batista Figueiredo.

Paralelo a esta ação, os servidores da Vigilância Sanitária em conjunto com a Guarda Civil seguem nas ações de fiscalização e orientação no comércio sinopense. Em cada visita, as equipes reforçam sobre a necessidade da adoção das medidas de biossegurança, como o uso de máscara e disponibilização de álcool em gel, como ferramentas para contenção do avanço da doença. Em caso de necessidade, os estabelecimentos são notificados a fazer adequações.

Na luta contra a doença, a prefeitura abriu a Ala Covid (hospital de campanha) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na avenida André Maggi, no início de março com 10 leitos. Desde então, já foram feitas algumas ampliações e, atualmente são disponibilizados 40 leitos entre estabilização e enfermaria adulto e infantil. A cobrança pela ampliação de leitos é constante. A mais recente e que teve a adesão da Prefeitura de Sinop foi feita por ofício conjunto de autoria dos Consórcios de Saúde Vale do Teles Pires e Região Norte Matogrossense, pedindo mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como mais 100 novos leitos clínicos de enfermaria, para atender os 21 municípios de abrangência dos consórcios.

O cenário é grave e, para o secretário de Saúde, Valério Gobbato, a conscientização da população é fundamental para que a mudança ocorra e os números diminuam. “As pessoas não estão dando a devida importância. Não estão levando isso a sério. Nós estamos realmente em um momento extremamente grave na saúde pública de todo o Brasil. A ideia é justamente levar uma mensagem clara a vocês falando que não existe mágica, o que existe é o cuidado de cada um, que deve manter o distanciamento social, o uso de máscaras, para que possamos minimizar o caos da saúde pública no nosso país”, destacou.

Desde o início da pandemia até nesta quinta-feira (08), Sinop registrou pouco mais de 16,3 mil casos confirmados da doença. Destes, 15,2 mil pessoas estão recuperadas da Covid-19, no entanto, 286 pessoas não resistiram.

A classificação de risco dos municípios é definida pela Secretaria de Estado de Saúde levando em consideração a média móvel de casos registrados nos últimos 14 dias.

BOLETIM COVID-19

A situação da pandemia do Coronavírus em Sinop é detalhada, diariamente, no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. O documento é de acesso público e pode ser consultado no site da Prefeitura de Sinop, no link: https://www.sinop.mt.gov.br/Covid-19/

 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn