Uma reunião comvocada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi realizada na manhã desta segunda-feira (01), com os catadores informais de materiais recicláveis do município de Sinop. O objetivo do encontro foi dar início ao processo de criação de uma cooperativa de reciclagem.
Com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Sinop, e voluntários, foram expostas aos trabalhadores as funcionalidades, oportunidades e benefícios que o trabalho formal e legalizado, por meio de uma cooperativa ou associação, proporciona aos integrantes. Eles decidiram pela cooperativa.
“É interessante ressaltar que hoje, eles trabalham de forma autônoma, fazem as suas coletas. A importância de trazermos eles para uma cooperativa é justamente para que tenham mais força, onde possam trabalhar de maneira organizada e atingindo mercado maior”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann. A secretária comemorou a decisão tomada pelos catadores, de se organizarem por meio de cooperativa e ressaltou que com a criação, a pasta poderá planejar e criar políticas públicas para o setor, principalmente, a implantação da coleta seletiva.
“Para o município é bom uma vez que contando com uma cooperativa devidamente organizada, constituída oficialmente, você consegue trabalhar políticas públicas voltadas a esse setor, o que não pode ser feito enquanto não tiver essa definição e essa legalização. Então hoje tivemos um grande passo, reunimos nossos catadores e houve um bom diálogo e a decisão pela cooperativa”, disse, ressaltando que a secretaria, OAB e voluntários darão apoio do início ao fim do processo de registro.
Alcênio Vargas, representante do grupo de catadores, valorizou o incentivo dado pelo município e voluntários no processo de regularização. “A secretaria está aqui ajudando nós, para montar essa cooperativa, para que possamos ter um incentivo do poder público, para que a gente não fique nessa situação. Estamos sem regularização há aproximadamente 10 anos. Nós dependemos desse material aqui de Sinop. É o dinheiro que temos para sustentar nossa família”, comentou.
Durante a reunião, uma equipe da secretaria efetuou o cadastro de 26 catadores que tiveram interesse em formalizar o trabalho. Desses, 25 apoiaram a criação da cooperativa e um se absteve da votação. Uma segunda reunião foi agendada num prazo de 30 dias para que, nela, os cooperados possam aprovar o regimento e a primeira composição da presidência da organização.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa