A Secretaria Municipal de Saúde passará, a partir de hoje (17), a realizar a aplicação da segunda dose do imunizante Pfizer com o intervalo de 8 semanas no município, seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde descrita na nota técnica 49, divulgada ontem, quinta-feira (16).
“Conforme orientação, no caso da Pfizer, o intervalo, que antes era de 12 semanas, será reduzido para 8 semanas. Se a pessoa recebeu a primeira dose nesse prazo de 8 semanas, já está apta a receber a segunda”, destacou a coordenadora de imunização e rede frio da Secretaria, Sirlei Castilho.
Em Sinop, dados do Ministério da Saúde apontam que 29.894 pessoas receberam a primeira dose com o imunizante Pfizer e, 1,1 mil voltaram para receber a segunda. A redução é especifica para o imunizante Pfizer. Os intervalos de aplicação dos demais imunizantes não sofrem alterações, permanecendo 12 semanas para AstraZeneca/Oxford e, de 14 a 28 dias para Coronavac.
Ao todo, 127,5 mil doses de imunizantes contra Covid-19 já foram aplicadas no município. Deste total, 88,7 mil correspondem a primeira e 38,7 mil a segunda ou dose única. A população vacinável estimada pelo Ministério da Saúde para Sinop é de 104,3 mil pessoas de 18 anos ou mais.
SEGUNDA DOSE – Onde procurar?
A segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19 é ofertada, de segunda à sexta-feira (exceto nas quintas) no Clube dos Idosos Dom Henrique, localizado na rua das Caviúnas, ao lado do hospital regional de Sinop. O horário de atendimento é das 8h às 17h e o sistema é livre demanda (ordem de chegada/distribuição de senha).
Já neste sábado (18), a secretaria prepara uma ação drive-thru (atendimento no veículo), das 8h às 16h, especialmente para aplicação da segunda dose para pessoas que estão programadas para receber o imunizante até o dia 20 de setembro (segunda-feira). A ação será realizada no estacionamento da loja de departamentos Havan, localizada na rua dos Manacás, Setor Industrial.
Para receber a segunda dose, é obrigatório a apresentação do cartão de vacinas onde consta o registro da primeira dose, documentos pessoais, CPF e cartão SUS.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn