Todo dia é dia de combater as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e a Secretaria Municipal de Saúde oferece vários serviços de orientação e prevenção. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma delas, e consiste em tomar medicamentos de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV, em casos de exposição ou situação de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, a PrEP é indicada para as pessoas com maior risco de entrar em contato com o HIV, ou que tenham baixa adesão ao preservativo em relações sexuais (anais ou vaginais), que façam uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e que apresentem com frequência Infecções Sexualmente Transmissíveis.
O novo método de prevenção ao HIV, é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e aqui em Sinop os interessados devem buscar o Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde irá passar por avaliação médica, realizar exames e o tratamento mais adequado será iniciado.
”A PrEP é segura, mas só tem efeito se o medicamento foi ingerido da forma correta. Lembrando que ela não protege de gravidez e outras infecções sexualmente transmissíveis, por isso o uso da camisinha ainda é indispensável”, ressaltou o médico infectologista, Ricardo Franco.
Lembrando que em todas as Unidades Básicas de Saúde do município tem de forma gratuita a distribuição de camisinhas, e realização de teste rápidos. O SAE fica localizado na Avenidas das Itaúbas, 2715, no setor Comercial, com horário de atendimento das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela