• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 14:32h
03 de Fevereiro de 2021

Presidente do SSPMS busca apoio do Legislativo de Sinop para garantir RGA ao servidor

Presidente do SSPMS busca apoio do Legislativo de Sinop para garantir RGA ao servidor

O Presidente o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop – SSPMS, se reuniu com o Presidente da Câmara Municipal Elbio Volkweis (Republicanos), participou da reunião membros da diretoria do Sindicato e o advogado da Casa de Leis, o objetivo da reunião foi buscar apoio dos vereadores para garantir a reposição Salarial Inflacionária Anual – RGA, aos mais de 3 mil servidores do Município.

Na reunião a diretoria do SSPMS pediu que o jurídico do Legislativo consulte o Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE, sobre a legalidade da concessão da Reposição Anual Inflacionária aos servidores de Sinop.

Segundo o entendimento do Sindicato o RGA é um direito constitucional que inclusive está previsto em leis municipais, e a lei do enfrentamento ao COVID-19 173/2020 não pode proibir o RGA por ser inconstitucional.

O RGA referente ao ano de 2020 é de 4,31% e a data base para que o servidor receba a reposição é janeiro, porem com o adendo da lei 173/2020 e as duvidas causadas pelos conflitos com a constituição e garantias do RGA o Tribunal de Contas foi acionado por várias prefeituras questionando a legalidade de conceder ou não a reposição.

“Nós nos reunimos com o Prefeito Roberto Dorner, porem o procurador jurídico dele o mesmo da ex-prefeita disse que não há legalidade até que o TCE se posicione, o Dr. Ivan Schneider disse inclusive que já teria consultado o Tribunal, solicitamos a ele que nos envie cópia da consulta ao Tribunal e até hoje não nos enviou o documento. Por isso estamos aqui na Câmara para que o jurídico do Legislativo faça de fato uma consulta ao TCE para termos uma posição definitiva sobre esse assunto.” Disse Adriano Perotti em entrevista ao Só Informação.

Na reunião o Presidente da Câmara o vereador Elbio Volkweis (Republicanos), se comprometeu ir juntamente com os advogados do Poder Legislativo até o Tribunal de Contas do Estado e conversar pessoalmente com os desembargadores para pedir celeridade neste assunto, além da própria Câmara consultar o TCE sobre o RGA.

“Nós entendemos a demanda dos servidores, sabemos que tudo teve alta e o salário do trabalhador está defasado. Dito isto, nos comprometemos de ir pessoalmente ao TCE e consultar sobre o RGA, além de pedir para que os Desembargadores se posicionem sobre o tema.” Disse Elbio Volkweis.

Fonte: soinformacao

Autor: Rudy Roger Vaz